macOS Sonoma facilitará ports de jogos do Windows para Mac

1 min de leitura
Imagem de: macOS Sonoma facilitará ports de jogos do Windows para Mac
Imagem: Apple/Divulgação

A Apple planeja transformar os computadores Mac em futuras centrais de jogos. Além do Game Mode, o macOS Sonoma terá uma ferramenta que permitirá que desenvolvedores realizem ports de games de Windows para Mac com facilidade.

Existem várias plataformas, como o Wine e o Crossover, que traduzem as interfaces de programação de apps (APIs) do Windows para Mac. Entretanto, a Maçã anunciou que implantará soluções semelhantes diretamente no sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Game Porting Tool oferece uma ampla opção de conversão de APIs.Game Porting Tool oferece uma ampla opção de conversão de APIs.Fonte:  Apple/Reprodução 

Batizada de Game Porting Tool, a ferramenta de portabilidade da Apple ajudará os desenvolvedores a rodarem jogos no Mac “com pouco ou nenhum esforço”. Com isso, mais títulos de PC poderão chegar de forma oficial aos computadores da Maçã.

Curiosamente, o software de portabilidade é baseado na plataforma open-source Wine. Então, a principal funcionalidade será traduzir os programas Windows para ambientes Unix (como macOS e Linux).

Em especial, a ferramenta será capaz de traduzir APIs DirectX 12 da Microsoft para Metal 3 da Apple. Para os leigos, o DirectX é um formato exclusivo do Windows e dos consoles Xbox que atua na renderização de gráficos e sons em jogos.

Os desenvolvedores também poderão explorar os recursos nativos do macOS Sonoma.Os desenvolvedores também poderão explorar os recursos nativos do macOS Sonoma.Fonte:  Apple/Divulgação 

Ports com poucas alterações no código

Segundo a Apple, com o uso das ferramentas do Game Porting Tool, alguns jogos poderão ser portados para Macs sem alterações no código. Além disso, as versões nativas para macOS poderão oferecer melhorias de desempenho.

Para mais, o macOS Sonoma SDK ajudará os desenvolvedores a explorarem os recursos nativos do sistema, como vídeo em HDR e áudio espacial. Com isso, a Maçã incentiva a produção de títulos que não serão apenas ports das versões do Windows.

A Apple ainda afirma que Game Mode vai priorizar as experiências do jogo, fazendo maior uso da CPU e GPU da máquina para taxas de quadros mais estáveis. Bem como, haverá suporte para controle de consoles e a latência do Bluetooth para AirPods será reduzida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.