WhatsApp ou Instagram fora do ar? Quais os maiores inimigos da estabilidade

3 min de leitura
Imagem de: WhatsApp ou Instagram fora do ar? Quais os maiores inimigos da estabilidade
Imagem: 9to5mac

O Instagram e o WhatsApp, assim como qualquer outro aplicativo ou rede social, correm diariamente o risco de ficar fora do ar. O motivo são muitos, mas o principal deles é em relação a problemas nos próprios servidores globais, onde estão hospedados a base de dados dos softwares.

Entretanto, há também outros motivos que fazem ambos os aplicativos saírem do ar. Eles podem ser desde um tráfego em excesso nos servidores, motivados por um evento específico, ou até mesmo por problemas judiciais, como aconteceu recentemente com o Telegram.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para te ajudar a entender melhor o problema, hoje o TecMundo mostra os principais motivos que deixam o WhatsApp e o Instagram fora do ar. Confira!

1 - Problema nos servidores globais

Na grande maioria das vezes, o motivo que deixa o Instagram ou o WhatsApp fora do ar é algum problema relacionado aos seus servidores. Eles variam bastante, uma vez que pode ser um simples erro no código do aplicativo, ou até mesmo uma falha grave em algum hardware ou outra parte física das máquinas.

Problema nos servidores são a principal causa para a queda de aplicativos online como Instagram e WhatsAppProblema nos servidores são a principal causa para a queda de aplicativos online como Instagram e WhatsAppFonte:  GettyImages 

Em ambos os casos, dificilmente a Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, faz alguma declaração pública mais detalhada. Apenas corrige o problema e informa os seus usuários através de outras redes sociais.

2 - Tráfego muito alto

Outro problema que atinge grande parte dos aplicativos online é o excesso de tráfego na rede. Entretanto, não há relatos de que tanto o WhatsApp quanto o Instagram já sofreram com este problema, que é mais comum do que se imagina.

O excesso de tráfego também pode deixar apps como Instagram e WhatsApp fora do arO excesso de tráfego também pode deixar apps como Instagram e WhatsApp fora do arFonte:  GettyImages 

Mesmo assim, por algum motivo específico, como algum evento ao vivo transmitido na rede, ou até uma campanha em um determinado horário, pode fazer com que haja um tráfego intenso nas redes dos apps. Com isso, pode haver uma lentidão na hora de usá-los, ou até mesmo a queda do software.

3 - Suspensão por ordem judicial

Embora raro, a queda das redes sociais pode ser um problema relacionado à justiça. O Whatsapp, por exemplo, sofreu quatro bloqueios entre 2015 e 2016 por decisões judiciais, e acabou fora do ar em todo o território nacional.

O primeiro ocorreu em fevereiro de 2015. Na ocasião, a Justiça do Piauí determinou a suspensão do aplicativo em território nacional pela negativa do WhatsApp em fornecer informações para uma investigação policial. Entretanto, um desembargador da mesma região derrubou o mandato e o app não chegou a ficar fora do ar no Brasil.

A justiça brasileira já foi responsável pelo bloqueio do WhatsApp no BrasilA justiça brasileira já foi responsável pelo bloqueio do WhatsApp no BrasilFonte:  GettyImages 

Já em maio de 2016, a Justiça de Sergipe determinou que o WhatsApp ficasse 72 horas fora do ar, além de uma multa de R$ 500 mil caso a empresa responsável pelo app não cumprisse a determinação. Solicitado pela Polícia Federal, o bloqueio até ocorreu, entretanto, não durou todo o prazo determinado pelo Ministério Público.

Embora desde este caso em 2016 o WhatsApp nunca mais sofreu com bloqueios judiciais, esse ano, mais precisamente em abril, o Telegram ficou fora do ar por uma determinação da justiça. O motivo foi a empresa responsável pelo aplicativo não entregar dados de neonazistas que participavam de grupos no app de mensagens.

Sendo assim, isso mostra que o software da Meta também não está isenta de sofrer sanções caso descumpra alguma ordem judicial.

Como saber se o Instagram e/ou WhatsApp estão fora do ar?

Para descobrir se apps como o WhatsApp ou o Instagram estão fora do ar, você pode acessar o site Down DetectorNele, é possível verificar o status dos servidores de portais e aplicativos online. Caso algum deles esteja com o gráfico sem movimentação, é um indicativo de que o serviço está temporariamente fora do ar.

No Down Detector você pode visualizar em tempo real o tráfego de um site ou aplicativo, e verificar se ele está ou não onlineNo Down Detector você pode visualizar em tempo real o tráfego de um site ou aplicativo, e verificar se ele está ou não onlineFonte:  Reprodução / TecMundo 

Outra forma, bem mais simples, de verificar se o os aplicativos estão fora do ar é consultar o Twitter. A rede social concorrente é famosa por debater temas em tempo real, sendo assim, toda vez que o Instagram ou o WhatsApp ficam fora do ar, rapidamente eles vão parar no Trending Topics, que são os assuntos mais comentados do momento na plataforma.

Agora que você já sabe os motivos, e como verificar o status dos servidores do Instagram e do WhatsApp, não é mais necessário ficar desesperado ao ver que os aplicativos 'caíram'.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.