WhatsApp diz que uso de microfone sem autorização é um bug do Android

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp diz que uso de microfone sem autorização é um bug do Android
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Desde o último final de semana, usuários do WhatsApp alegam que o app está ativando o microfone de smartphones Android sem a devida autorização. Segundo relatos nas redes sociais, o mensageiro vinha ativando a gravação de voz mesmo em momentos em que o aplicativo não estava sendo usado.

A brecha foi identificada por Foad Dabiri, engenheiro do Twitter. "O WhatsApp tem usado meu microfone em segundo plano, enquanto eu dormia e desde que acordei, às 6h (e essa é só uma parte da linha do tempo!) O que está acontecendo?", escreveu em um post no Twitter, compartilhando um painel de privacidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Depois de Dabiri, outros usuários relataram o mesmo problema com o WhatsApp. Todos os envolvidos usavam aparelhos que rodavam o sistema operacional Android 13 em modelos como Pixel 7 Pro, Samsung Galaxy S23 e S22 Ultra.

O diretor-executivo da Twitter, Elon Musk, aproveitou a brecha para cutucar a empresa de Mark Zuckerberg. "O WhatsApp não é confiável", disse o bilionário no Twitter.

Resposta do WhatsApp

Após a repercussão nas redes sociais, o WhatsApp se pronunciou, confirmando que a brecha de segurança foi, na verdade, um bug no Painel de Privacidade do sistema operacional do Google. Segundo a equipe, os dispositivos estariam interpretando errado as ativações ao WhatsApp.

"Acreditamos que este é um bug no Android que atribui incorretamente as informações em seu painel de privacidade e pedimos ao Google para investigar e corrigir", esclareceu o WhatsApp.

"Os usuários têm controle total sobre as configurações do microfone. Uma vez concedida a permissão, o WhatsApp só acessa o microfone quando um usuário está fazendo uma chamada ou gravando uma nota de voz ou vídeo — e mesmo assim, essas comunicações são protegidas por criptografia de ponta a ponta para que o WhatsApp não possa ouvi-las".

Para se livrar do problema, alguns usuários impactados pela brecha alegam que bastou reiniciar o celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.