Windows 11 vai ganhar suporte nativo ao RAR e outros formatos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 vai ganhar suporte nativo ao RAR e outros formatos
Imagem: Unsplash/Reprodução

O Windows 11 finalmente terá suporte nativo ao RAR, dispensando a necessidade de programas de terceiros na hora de descompactar arquivos. A novidade foi anunciada pela Microsoft nesta terça-feira (23), junto com outras melhorias que vão chegar à versão mais recente do sistema operacional.

Em comunicado, o diretor de produtos, Windows e dispositivos da gigante de Redmond, Panos Panay, revelou ainda a compatibilidade com outros formatos de arquivos compactados populares, uma boa notícia para quem trabalha com diferentes tipos de documentos. A funcionalidade era um pedido antigo dos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Adicionamos suporte nativo para formatos de arquivo adicionais, incluindo tar, 7-zip, rar, gz e muitos outros usando o projeto de código aberto libarchive. Agora você pode obter desempenho aprimorado da funcionalidade de arquivamento durante a compactação no Windows”, celebrou o executivo.

Descompactar arquivos no Windows 11 vai ficar mais fácil com o suporte ao RAR e outros formatos.Descompactar arquivos no Windows 11 vai ficar mais fácil com o suporte ao RAR e outros formatos.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Embora tenha confirmado a disponibilidade do suporte ao RAR no Windows 11, bem como aos demais formatos, Panay não disse quando isso acontecerá. A expectativa é de que esta e outras novidades sejam fornecidas em uma das próximas atualizações do sistema operacional da Microsoft.

Mais melhorias a caminho

A possibilidade de compactar e descompactar arquivos na última versão do Windows sem instalar softwares adicionais não foi a única adição anunciada pelo executivo da big tech. De acordo com ele, os usuários também poderão aproveitar novos recursos e experiências na Microsoft Store, baseados em inteligência artificial (IA).

Uma seção dedicada às melhores ferramentas de IA estará disponível na loja do Windows 11, ajudando a encontrar diferentes soluções integradas à tecnologia. Ela também vai auxiliar na busca de programas mais bem avaliados, trazendo resumos do que outros usuários escreveram sobre os softwares.

A Microsoft Store receberá recursos baseados em IA.A Microsoft Store receberá recursos baseados em IA.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

A barra de tarefas é outra parte com melhorias à vista, incluindo a identificação e o acesso rápido a qualquer instância de cada app alojado nela. O usuário poderá ainda fechar programas clicando com o botão direito do mouse no aplicativo, a partir da barra de tarefas, e ocultar data e hora ao tirar prints ou gravar a tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.