Adobe lança recurso de IA generativa para edição no Photoshop

2 min de leitura
Imagem de: Adobe lança recurso de IA generativa para edição no Photoshop

Nesta terça-feira (23), a Adobe anunciou a integração de uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa ao Photoshop, permitindo que os usuários simplifiquem algumas tarefas com o uso de IA. Nomeado de Generative Fill (preenchimento generativo), o recurso possibilita estender, adicionar ou remover objetos da imagem, rapidamente e apenas usando comandos de texto.

Conforme a Adobe explica em comunicado, o recurso está sendo disponiblizado em versão beta e, por isso, o Photoshop é considerado o primeiro aplicativo da Adobe com uma integração profunda ao Firefly — família de modelos criativos de IA generativa lançada pela marca em versão beta há alguns meses. Os usuários já podem utilizar o recurso na versão beta do aplicativo, mas a companhia afirma que planeja realizar um lançamento completo até o fim de 2023.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Ao integrar o Firefly diretamente aos fluxos de trabalho como um co-piloto criativo, a Adobe está acelerando a concepção, exploração e produção para todos os nossos clientes. O Generative Fill combina a velocidade e a facilidade da IA generativa com o poder e a precisão do Photoshop, capacitando os clientes a dar vida às suas visões na velocidade de sua imaginação”, disse a vice-presidente sênior de mídia digital da Adobe, Ashley Still.

iaA imagem acima usou o Generative Fill para adicionar o carro, a nuvem de carro e a poça de água no chão. (Fonte: Adobe/Divulgação)

Adobe Firefly: Generative Fill

O Generative Fill é uma ferramenta que combina automaticamente a perspectiva, iluminação e estilo por meio da inteligência artificial generativa, possibilitando mais produtividade e criatividade Os usuários devem apenas selecionar a área que desejam alterar e escrever comandos de texto para adicionar, remover ou estender conteúdos na imagem.

Por exemplo, em uma imagem de uma rodovia em São Paulo, seria possível usar o recurso para expandir as bordas da fotografia e criar uma rodovia maior, com mais carros e mais trânsito.

Além de a ferramenta de IA, a companhia também lançou novos recursos para aprimorar e acelerar os fluxos de trabalho criativos, são eles: novas predefinições de ajustes, barra de tarefas contextual, ferramenta de remoção e grandientes aprimorados. Mais detalhes estão disponíveis no site da Adobe.

É importante destacar que a Adobe afirma que desenvolve todos os recursos de inteligência artificial com uma abordagem centrada no cliente, sem deixar de lado os princípios de ética envolvendo ambientes de IA. Inclusive, as imagens do Firefly são geradas por meio de um processo de trainamento com centenas de milhões de imagens licenciadas do Adobe Stock, por isso, a marca afirma que o conteúdo gerado não é baseado em artistas, marcas ou em obras de outras pessoas.

Imagem: Adobe Photoshop
Imagem: Tecmundo Recomenda

Adobe Photoshop

O Adobe Photoshop é um dos aplicativos mais populares no mundo. Com o software é possível fazer edição de fotos e composição a pintura digital, animação e design gráfico.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.