Google lança IAs na nuvem para criar códigos, imagens e atender clientes

2 min de leitura
Imagem de: Google lança IAs na nuvem para criar códigos, imagens e atender clientes
Imagem: Google Cloud/Divulgação

O Google anunciou nesta quarta-feira (10), durante a conferência de abertura do Google I/O 2023, novos recursos para clientes corporativos da plataforma Google Cloud.

A partir de agora, três novos modelos de inteligência artificial (IA) pré-programados e treinados serão disponibilizados como opção na Vertex AI, uma plataforma do setor de nuvem da empresa que reúne em um só lugar modelos e motores de máquinas especializadas em determinadas tarefas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso significa que assinantes do serviço poderão utilizar os modelos disponíveis de forma mais intuitiva em seus produtos, além de criar aplicativos mais complexos e poderosos com base em frameworks de código aberto compatíveis entre si e em um ambiente de desenvolvimento que acompanha o cliente em todas as etapas do processo. A Qualcomm é um desses clientes e já usou o serviço para desenvolver mecanismos de IA para celulares.

Os novos membros da família

Ao todo, são três novos modelos disponíveis para uso na Vertex AI: o Codey, o Imagen e o Chirp. Todos já podem ser acessados pela API da Vertex AI a partir de hoje.

Codey

Codey é um motor de IA que converte comandos de texto em código de programação, seja para criar algo do zero quanto para completar um processo em andamento. Como uma espécie de ajudante, ele ainda serve para encontrar erros, fazer a documentação necessária e até conversar com você sobre o trabalho em forma de chat.

Assistentes de códigos como o Codey.Assistentes de códigos como o Codey.Fonte:  Google Cloud/Divulgação 

Similar ao Copilot do Github, porém com menos recursos, o Codey é compatível com linguagens como Java, Javascript, Python, Typescript e Google Standard SQL.

Imagen

O Imagen é um motor generativo de imagens, que gera ilustrações e figuras de alta qualidade e em pouco tempo com base em comandos para serem usados em sites, materiais de divulgação e aplicativos.

Resultado de criação gerada pelo Imagen.Resultado de criação gerada pelo Imagen.Fonte:  Google Cloud/Divulgação 

O estúdio de criação tem ainda um editor embutido que opera a nível de prompt, gerando alteração de cor, tamanho ou substituição de objetos com pedidos rápidos à IA.

A empresa ainda pode alimentar o Imagen com materiais próprios, que ficam armazenados em um servidor seguro na Google Cloud e deixam os resultados mais precisos e de acordo com estilo e identidade visual da marca.

Chirp

Por fim, o Chirp é uma IA que realiza atendimento ao cliente. Na forma de um chatbot que reconhece voz e transforma o conteúdo em texto, ele é capaz de conversar com consumidores, tirar dúvidas e fornecer informações detalhadas sobre serviços ou produtos.

Um chatbot de loja do Chirp.Um chatbot de loja do Chirp.Fonte:  Google Cloud/Divulgação 

Essa plataforma suporta cerca de 100 idiomas, incluindo alguns mais regionalizados, e pode oferecer ainda assistência via voz e geração automática de legendas traduzidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.