Atrás na corrida de IA, funcionários da Apple não veem futuro na Siri

1 min de leitura
Imagem de: Atrás na corrida de IA, funcionários da Apple não veem futuro na Siri
Imagem: Getty Images/Reprodução

Não se culpe de silenciar a Siri. Até o pessoal dentro da própria Apple "odeia" a assistente virtual. As equipes envolvidas com o setor não acreditam em um futuro para ela, por “disfunção organizacional e falta de ambição”.

Em um relatório publicado pelo The Information, é destacado o problema da divisão em reter funcionários. O time liderado por John Giannandrea, ex-executivo do Google, perdeu três engenheiros da Siri justamente para o Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O trio trabalhava nos grupos de pesquisa da assistente e foram para a rival trabalhar com grandes modelos de linguagem, tecnologia por trás do Bard. Há ainda quem critique a falta de funcionalidade e melhorias após a chegada de Giannandrea.

O medo que a Siri cometa gafes é um dos empecilhos para melhoria da assistente virtual da Apple.O medo que a Siri cometa gafes é um dos empecilhos para melhoria da assistente virtual da Apple.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Além disso, o banco de dados da Siri é tido como "desajeitado" e leva semanas para atualizar recursos básicos. Os problemas se empilham, pois a equipe que trabalhou no headset Reality Pro ficou frustrada, chegando a cogitar "criar métodos alternativos" para o controle por voz.

A Siri também acumula incidentes, que levam os executivos da Apple a temerem gafes nas respostas. O ChatGPT, por exemplo, já chegou às manchetes por isso, e a big tech quer evitar o mesmo destino, ficando atrás até da própria OpenAI, Microsoft e Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.