Imagem feita por IA vence concurso de fotos da Sony e causa polêmica

1 min de leitura
Imagem de: Imagem feita por IA vence concurso de fotos da Sony e causa polêmica
Imagem: Boris Eldagsen

O fotógrafo alemão Boris Eldagsen recusou o prêmio que recebeu no concurso Sony World Photography Awards, pois a fotografia com a qual participou foi gerada através de ferramentas de inteligência artificial. O artista admitiu ter se inscrevido na competição como um “cheeky monkey”, expressão em inglês para zoação de uma coisa séria.

Em seu site, o artista revelou que participou propositalmente do concurso, na categoria "criativa aberta", só para investigar se esse tipo de competição está preparado para reconhecer imagens geradas com IA. Por trás da provocação, a ideia, segundo Eldagsen, é iniciar um debate mundial sobre “o que queremos ou não considerar como fotografia”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o fotógrafo, a premiação da imagem em preto e branco de duas mulheres de gerações diferentes representa "um momento histórico" no mundo da fotografia, pois foi a primeira vez que uma imagem de IA engana um concurso internacional. “Quantos de vocês sabiam ou suspeitavam que era gerada por IA?", indaga o artista.

O que diz o concurso SWPA?

Após a revelação da cocriação, a foto premiada no concurso foi deletada do site da SWPW.Após a revelação da cocriação, a foto premiada no concurso foi deletada do site da SWPW.Fonte:  Boris Eldagsen/Instagram 

Falando ao The Guardian, um porta-voz da Organização Mundial de Fotografia, que coordena anualmente o SWPA, afirmou que os organizadores já sabiam que a foto de Eldagsen era uma “cocriação” feita parcialmente com recursos de IA.

No ato da inscrição, disse o representante, o fotógrafo teria declarado que, "após 'duas décadas de fotografia, meu foco artístico mudou mais para explorar as possibilidades criativas de geradores de IA". Além disso, a categoria "criativa" admite claramente abordagens experimentais, como cianótipos (técnica do século XIX), radiografias e novas práticas digitais.

Respondendo a essas declarações e após ter sua foto simplesmente deletada do site da competição, Boris Eldagsen reagiu em seu site. "Prezada Sony World Photography Awards, pare de falar besteira e se junte à discussão que realmente interessa", publicou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.