Você sabe quais dessas imagens são feitas por Inteligência Artificial?

2 min de leitura
Imagem de: Você sabe quais dessas imagens são feitas por Inteligência Artificial?

Quem está sempre nas redes sociais já deve ter visto alguns grandes exemplos de imagens que foram criadas por inteligências artificiais. E se até meados do ano passado era muito fácil identificar as que eram criadas dessa forma por causa de detalhes estranhos — para usar uma palavra mais amena —, hoje a identificação está um pouco mais difícil.

Já existem grandes chances de você ser enganado por deepfakes, por mais que você seja um conhecedor da tecnologia. Pois a hora de você mostrar que não é enganável chegou!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Abaixo, vamos colocar algumas imagens para você e o desafio é esse: quais delas foram criadas por inteligência artificial? O gabarito está no final do texto e não vale colar!

1. Obra Théâtre D’opéra Spatial

Théâtre D’opéra SpatialReprodução

2. Trump sendo preso

Trump sendo presoReprodução

3. Terremoto em Cascadia

Terremoto em CascadiaReprodução

4. Papa Francisco de puffer

papa fransciso de pufferReprodução

5. Putin se curvando a Xi Jinping

Putin se curvando a Xi JinpingReprodução

6. Um corgi amante de sushi

Corgi e sushisReprodução

Gabarito

E aí, quais foram as suas respostas? Se você chutou que todas são feitas por IA, parabéns! Sim, enquanto algumas são bem fáceis de identificar, outras realmente parecem de "carne e osso", não é?

1. Obra Théâtre D’opéra Spatial

O quadro Théâtre D’opéra Spatial foi criado digitalmente por Jason Allen, que precisou reformular seu "roteiro de criação" centenas de vezes para que a IA entendesse todos os detalhes. A obra ganhou o prêmio de fotografia manipulada digitalmente na Feira Estadual do Colorado.

2. Trump sendo preso

Na última semana, várias fotos do ex-presidente dos EUA circularam pela internet e causaram alvoroço nas redes. As imagens, no entanto, foram produzidas por Eliot Higgins, com o Midjourney.

3. Terremoto em Cascadia

Nas últimas semanas, imagens de um suposto terremoto e uma tsunami em Cascadia, ocorrido em 2001, viralizaram no Reddit. As fotos foram postadas em uma seção específica para o compartilhamento de fotografias criadas com IA, mas as imagens fotorrealistas da tragédia assustaram os usuários.

4. Papa Francisco de puffer

Recentemente, fotos de uma versão mais "estilosa" do Papa Franscisco circularam pela internet. Com uma jaqueta puffer, o pontífice logo viralizou nas redes. A foto, infelizmente, foi criada por IA.

5. Putin se curvando a Xi Jinping

Uma foto um tanto simbólica repercutiu nas redes sociais logo após a visita de Xi Jinping, chefe de Estado chinês, a Moscou. Na imagem, que recebeu mais de milhão de visualizações, vemos Putin se curvando a Jinping, em um gesto de submissão. O momento, na verdade, nunca aconteceu.

6. Um corgi amante de sushi

Essa provavelmente foi a mais fácil de desvendar. Apesar de ser muito fofo, o cachorro da raça Corgi rodeado de sushis foi uma invenção da inteligência artificial Imagen, do Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.