HarmonyOS tem função com IA de dar inveja ao iOS e Android

1 min de leitura
Imagem de: HarmonyOS tem função com IA de dar inveja ao iOS e Android
Imagem: GettyImages

Organizar a tela inicial do celular pode ser uma tarefa maçante para diversas pessoas. Então, o sistema operacional HarmonyOS da Huawei recebeu recentemente uma funcionalidade inédita chamada Auto Layout.

Usando recursos de inteligência artificial (IA), a novidade possibilita que os usuários organizem a tela do dispositivo em apenas um toque. Uma função interessante que não está disponível para celulares Android ou iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Disponível a partir do HarmonyOS 3 ou superior, o Auto Layout organiza a tela inicial do celular “conforme o humor do usuário”. Melhorando a interação, o próprio recurso cria combinações de layouts com ícones, pastas e widgets.

Então: o sistema da Huawei tem três formas de organização:

Layout original do Harmony OS.Layout original do Harmony OS.Fonte:  Huawei Central/Reprodução 

Layout Original: esse formato segue o padrão de fábrica do dispositivo e o usuário tem liberdade de organizar os ícones de apps com ampla personalização;

Layout organizado por cor do Harmony OS.Layout organizado por cor do Harmony OS.Fonte:  Huawei Central/Reprodução 

Classificação por cor: a IA agrupa ícones e widgets por tons dominantes em um único layout. Por exemplo, todos os apps com ícones verdes ficam em uma página e os softwares com ícones amarelos ficam em outra página;

Layout organizado por categoria do Harmony OS.Layout organizado por categoria do Harmony OS.Fonte:  Huawei/Reprodução 

Classificação por categoria: deixando a navegação mais intuitiva e o layout mais criativo, o sistema coloca os apps de produtividade em uma página, redes sociais em outras e assim por diante.

Facilitando a vida dos usuários

O recurso Auto Layout é, até o momento, exclusivo para os dispositivos com HarmonyOS. Sem dúvidas, nenhum usuário de smartphone da Huawei terá uma tela inicial bagunçada após a chegada desta função.

Vale dizer que não há nenhum recurso semelhante previsto para o Android 14 e o iOS 16. Os telefones com o sistema do Google apenas oferecem predefinições de linhas e colunas para os apps, enquanto os dispositivos da Apple permitem somente uma organização manual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.