Bing com ChatGPT ganha espaço no mercado de buscas, enquanto Google recua

1 min de leitura
Imagem de: Bing com ChatGPT ganha espaço no mercado de buscas, enquanto Google recua
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Microsoft luta há anos para competir com o gigante Google no mercado de buscas avaliado em US$ 120 bilhões, mas agora, graças à tecnologia da OpenAI, a empresa está ganhando terreno. A integração do ChatGPT ao Bing dá um impulso ao mecanismo de busca, aumentando as visitas às páginas em quase 16%.

Os dados da Similarweb de fevereiro mostram que desde que a Microsoft lançou seu motor de busca turbinado com a inteligência artificial (IA), houve um aumento nas visitas às páginas do Bing, enquanto o Google registrou um declínio de quase 1%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os downloads de aplicativos para o Bing cresceram globalmente oito vezes após a integração do chatbot, enquanto os downloads do aplicativo de busca do Google caíram 2%, conforme a empresa de pesquisa de aplicativos Data.ai. Entretanto, a maioria dos dispositivos iOS e Android continuam tendo o serviço da Alphabet como padrão.

Google ainda reina

Mesmo com o avanço no último mês, ainda falta muito para o Bing superar os concorrentes. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Mesmo com o avanço no último mês, ainda falta muito para o Bing superar os concorrentes. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Apesar do avanço do Bing, o Google tem a dominância do mercado de motores de busca desde o início dos anos 2000, quando desbancou o Yahoo Search. Desde então, a plataforma se consolidou com 80% dos acessos do setor, apesar de pequenas variações em alguns períodos.

Em janeiro, quando os modelos de linguagem ainda não estavam integrados às buscas, a plataforma da Alphabet registrou mais de 80 bilhões de visitas, um número 10% menor que o tráfego de dezembro do ano passado, quando teve 88 bilhões de acesso. No entanto, no período, o serviço da Microsoft teve apenas de 1 bilhão de acessos, se mantendo estável.

Com o lançamento oficial do Bard, a tendência é que haja um equilíbrio maior entre os serviços de busca. A IA ainda está em fase experimental, restrito apenas para usuários selecionados nos Estados Unidos e no Reino Unido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.