Google Now Launcher para Android será encerrado após 10 anos

1 min de leitura
Imagem de: Google Now Launcher para Android será encerrado após 10 anos
Imagem: Google

O Google decidiu finalmente encerrar as atividades do Google Now Launcher, uma das interfaces personalizadas de maior sucesso da empresa para Android. A versão 14.14 do aplicativo, que foi recentemente atualizado, traz o aviso do fim das atividades: o Google Now Launcher deixará de funcionar em definitivo agora no fim de abril de 2023.

Quem ainda utiliza o serviço verá uma mudança no visual do aparelho, que migrará automaticamente para o inicializador padrão do dispositivo. O Google Now Launcher foi lançado em 2013 junto com o Nexus 5, smartphone da própria Google fabricado em parceria com a LG.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A interface atual e a mensagem de encerramento das atividades.A interface atual e a mensagem de encerramento das atividades.Fonte:  9 to 5 Google 

O inicializador foi disponibilizado ao público posteriormente e trazia um visual mais puro do Android com um sistema de navegação baseado em cartões preditivos, que "adivinhava" o que o usuário mais queria consumir com base em hábitos de navegação. Ele também serviu de laboratório para várias funções que depois foram integradas ao próprio Android.

O aplicativo foi aposentado já em 2018 e perdeu espaço para o Pixel Launcher, mas ainda era usado em celulares mais antigos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.