O Google Now Launcher foi uma grande novidade em 2012, quando ele estreou nos aparelhos Nexus. Todos aguardavam ansiosamente pela sua chegada à Play Store e muitos recorriam até mesmo a um APK clandestino para colocar as mãos no lançador oficial da Google. Agora, seis anos depois, o serviço começa a vislumbrar o seu fim.

A sua desenvolvedora já havia anunciado a aposentadoria da ferramenta em fevereiro deste ano e, ainda antes, em novembro de 2016, o seu fim começava a ser desenhado quando a Google resolveu investir de vez no Google Assistente. Agora, o site Android Central revela que o aplicativo do Google Now está incompatível com praticamente todos os dispositivos com Android, restando apenas o BlackBerry KEYone e o Pixelbook (o notebook da Google).

Vale lembrar os aparelhos Google Pixel trazem um novo lançador próprio, o Pixel Launcher, que seria o equivalente ao Google Now Launcher dos Nexus. Atualmente, as principais funções de assistente virtual do Now estão presentes no Google Assistente, como suporte para comandos de voz, cards e informações acessíveis deslizando a tela para a direita e por aí vai.

Goolgle Now LauncherGoolgle Now Launcher começa a ser aposentado.

Além disso, a Play Store está repleta de opções de lançadores gratuitos e de qualidade, como Nova Launcher, Microsoft Launcher, Smart Launcher, Apex Launcher e tantos outros, a Google parece ter repetido aqui algo que ela costuma fazer: deixar de “gastar” recursos com iniciativas consideradas desnecessárias.

Quem já possui o Google Now Launcher instalado em seu dispositivo pode continuar utilizando o aplicativo normalmente, entretanto, se ele for removido ou o aparelho for resetado, provavelmente não será possível instalá-lo novamente. A Google ainda não se posicionou oficialmente sobre o tema, mas parece pouco provável que essa decisão seja revogada, então, talvez seja melhor encontrar uma alternativa.

Cupons de desconto TecMundo: