WhatsApp recebe canal de denúncia de violência contra as mulheres

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp recebe canal de denúncia de violência contra as mulheres
Imagem: GettyImages

O Ligue 180, serviço telefônico de ajuda e denúncias de violência contra as mulheres, terá atendimento por um canal no WhatsApp. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (4) e estará disponível em qualquer lugar do país.

Ao enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 usando o aplicativo, a atendente virtual Pagu apresentará opções de ajuda para as vítimas. Entretanto, a qualquer momento, uma atendente real da central pode ser acionada para auxiliar a pessoa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Violência contra a mulher é crime.Violência contra a mulher é crime.Fonte:  GettyImages 

Como funciona o Ligue 180?

Com atendimento 24 horas, o Ligue 180 está disponível por telefone e WhatsApp todos os dias da semana. Para mais, a central de denúncias e auxílio às vítimas de violência recebe ligações de qualquer região do Brasil.

Ao ligar no Ligue 180, ou para a Polícia Militar no número 190, as vítimas podem denunciar discretamente a violência doméstica ao mencionar que desejam pedir pizza, hambúrguer, açaí ou remédio. Recentemente, o código de alerta foi adotado pelas instituições de segurança e canais de denúncias no Brasil.

O sinal X vermelho na mão também é uma forma pedido de socorro contra violência doméstica.O sinal X vermelho na mão também é uma forma pedido de socorro contra violência doméstica.Fonte:  GettyImages 

Mudança em prol de novas políticas públicas

Anteriormente, as denúncias de violência contra as mulheres eram realizadas apenas pelo Disque 100 da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Então, o Ligue 180 se torna mais uma plataforma de auxílio às vítimas.

Conforme o Ministério das Mulheres, a separação dos serviços permitirá a coleta de mais dados sobre essas ocorrências. As informações serão usadas para formulação de novas ações e políticas públicas que possam ser mais efetivas na proteção das vítimas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.