ChatGPT e serviços da OpenAI ficam instáveis e saem do ar

1 min de leitura
Imagem de: ChatGPT e serviços da OpenAI ficam instáveis e saem do ar
Imagem: OpenAI/Reprodução

O ChatGPT ficou sobrecarregado na tarde desta segunda-feira (20), passou por instabilidades e chegou a ficar fora do ar. Mais de 10 mil reclamações de instabilidade foram registradas no site Downdetector entre 13h30 e 15h, no horário de Brasília. De acordo com a empresa, por volta das 18h30 os serviços voltaram à normalidade.

O próprio site da OpenAI chegou a exibir uma mensagem oficial informando o ocorrido. A plataforma do chatbot não chegou a cair, mas não era possível enviar solicitações de informações durante um período de 3 horas e 54 minutos, de acordo com a empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A interrupção dos serviços atingiu ainda o Dall-E, modelo de inteligência artificial (IA) de geração de imagens, que deixou de funcionar por 2 horas e 40 minutos. As APIs também sofreram instabilidades, mas não chegaram a ficar fora do ar. Os serviços funcionaram de forma limitada por 30 minutos.

Segundo informações oficiais, a OpenAI identificou o problema, mas não divulgou a razão das instabilidades. A empresa afirma está “implementando gradualmente uma correção que os usuários receberão conforme a capacidade permitir”. No entanto, até o momento, a plataforma na web não estava disponível para usuários brasileiros.

Explosão de usuários

Serviços gratuitos da OpenAI costumam a ficar instáveis quando aumenta a demanda.Serviços gratuitos da OpenAI costumam a ficar instáveis quando aumenta a demanda.Fonte:  OpenAI/Reprodução 

O ChatGPT teve um sucesso instantâneo, alcançando mais de 100 milhões de usuários em apenas dois meses após o lançamento. O modelo de linguagem natural funciona de forma gratuita, porém com limitações quanto ao número de acessos e a velocidade de resposta do chatbot. Para fugir das restrições, o usuário deve pagar uma assinatura de R$ 105 mensais.

A tecnologia de IA foi integrada também ao serviço de busca da Microsoft, rebatizado de Novo Bing. O chatbot também liberou a integração via API para desenvolvedores independentes. A última versão da ferramenta ampliou a base de processamento de dados e é capaz de analisar também imagens.

Apesar dos problemas com os serviços gratuitos na página da web do ChatGPT, não houve relatos de interrupção da ferramenta para os assinantes pagos ou pelo Bing.

*Matéria atualizada às 18:30 com a confirmação da OpenAI de que os serviços haviam voltado ao ar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.