Microsoft investe milhões em supercomputador para rodar ChatGPT

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft investe milhões em supercomputador para rodar ChatGPT
Imagem: GettyImages

A Microsoft gastou centenas de milhões de dólares na construção de um supercomputador gigante para alimentar o chatbot ChatGPT da OpenAI. Para isso, a empresa conectou milhares de unidades de processamento gráfico (GPU) da Nvidia em sua plataforma de computação em nuvem Azure, permitindo que a OpenAI treinasse modelos cada vez mais poderosos.

Recentemente, a empresa também lançou a ND H100 v5 VM, uma máquina virtual de inteligência artificial (IA) escalável e poderosa que permite a criação de modelos de IA com um desempenho muito mais rápido que a geração anterior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a ND H100 v5, os clientes poderão escolher o número de unidades de processamento gráfico (GPU) NVIDIA H100 necessárias para suas necessidades, variando de oito a milhares, com uma rede de interconexão NVIDIA Quantum-2 InfiniBand.

Leia também: Novo ChatGPT que poderá 'enxergar' chega na semana que vem, diz Microsoft

A nova máquina virtual inclui outras inovações tecnológicas, como o NVSwitch e o NVLink 4.0, o processador Intel Xeon Scalable e a memória DDR5. Com esta nova oferta, a Microsoft busca levar a capacidade de supercomputação da IA para startups e empresas de todos os tamanhos, sem a necessidade de investimentos significativos em hardware ou software.

Microsoft Azure com ChatGPT

ChatGPT foi turbinado com recursos de computação em nuvem. (Fonte: GettyImages/Reprodução)ChatGPT foi turbinado com recursos de computação em nuvem. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

O ChatGPT está disponível em pré-visualização no Azure OpenAI Service. Os desenvolvedores podem integrar o chatbot em suas próprias aplicações, como resumir conversas de call center para uma solução mais rápida de problemas, criar anúncios personalizados, automatizar processamento de pedidos.

Empresas como The ODP Corporation, Smart Nation Digital Government Office de Singapura e Icertis já estão usando o Azure OpenAI Service para melhorar suas operações e serviços. A Microsoft também está usando modelos de IA em seus produtos, como GitHub Copilot, Microsoft Teams Premium, Microsoft Viva Sales e Microsoft Bing.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.