Microsoft Edge usa IA para melhorar resolução de vídeos em baixa qualidade

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft Edge usa IA para melhorar resolução de vídeos em baixa qualidade
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Microsoft Edge Canary agora tem o Video Super Resolution (VSR), recurso que melhora a resolução de vídeos de baixa qualidade. Para que os usuários tenham uma experiência mais confortável ao reproduzir vídeos no navegador, a ferramenta integrada usa inteligência artificial (IA) para aprimorar as imagens.

A Microsoft introduziu o novo recurso ao perceber que um terço dos vídeos reproduzidos no Edge estão em 480p ou menos. A tecnologia serve justamente para auxiliar usuários que não têm uma boa rede de internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Microsoft VSR funciona em vídeos com resolução máxima de 720p, com altura e largura superiores a 192 pixels. Além disso, as imagens não podem ser protegidas por tecnologias de gerenciamento de direitos digitais (elas tornam os quadros inacessíveis para o navegador). A restrição pode afetar conteúdo de plataformas de streaming, que utilizam o gerenciamento para proteger os direitos autorais.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para Insiders da Microsoft.Por enquanto, o recurso está disponível apenas para Insiders da Microsoft.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O recurso de upscaling de vídeo ainda é experimental. Ele usa aprendizado de máquina para melhorar a resolução dos vídeos, removendo artefatos de compactação em blocos em plataformas como o YouTube. O VSR ainda está em testes, disponível, por enquanto, apenas para quem usa o navegador como Insider.

Quem desejar testar a ferramenta, precisa ter placa de vídeo Nvidia RTX série 20/30/40 ou GPU da série AMD Radeon do RX5700 até o RX7800. Mesmo não estando disponível em larga escala, é possível ativar o VSR através do sinalizador "edge://flags/#edge-video-super-resolution".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.