Microsoft começa a liberar o uso de VPN nativa no navegador Edge

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft começa a liberar o uso de VPN nativa no navegador Edge
Imagem: Getty Images/Reprodução

De acordo com o site Bleeping Computer, a Microsoft começou a disponibilizar o uso de VPN nativa no navegador Edge para alguns usuários e, em breve, poderá permitir o recurso gratuito para todos os usuários.

Chamada de Edge Secure Network, a VPN nativa do Microsoft Edge se utiliza das tecnologias da Cloudflare (empresa focada na segurança de aplicativos, sites, APIs e outros recursos) para garantir uma navegação mais segura e menos propensa a vazamentos. Por meio de rotas na Cloudflare, o Edge faz a encriptação da conexão, o que deixa os dados dos usuários mais "escondidos" de ataques criminosos.

O Microsoft Edge deve ganhar uma VPN integrada a fim de garantir conexões mais seguras para os usuários.O Microsoft Edge deve ganhar uma VPN integrada a fim de garantir conexões mais seguras para os usuários.Fonte:  Getty 

De acordo com a publicação, a ferramenta já estava sendo desenvolvida há cerca de um ano e, finalmente, está sendo testada por alguns usuários selecionados. Porém, se tudo correr bem, o Edge Secure Network poderá ser utilizado por todas as pessoas que tenham o Microsoft Edge em seus aparelhos.

Detalhes da VPN do Edge

Quando o usuário ativa o recurso, a VPN do Microsoft Edge passa a enviar todo o tráfego para um túnel criptografado a fim de criar uma conexão segura. Isso significa que todas as URLs, incluindo aquelas mais suspeitas de HTTP, podem ser acessadas com mais tranquilidade, uma vez que os dados de navegação seguem preservados — ainda que a prática não seja recomendada.

Contudo, é importante lembrar que o Edge Secure Network não substitui uma ferramenta mais robusta de VPN, já que não possui todas as funcionalidades que um recurso dedicado apresenta.

O produto da Microsoft não permite, por exemplo, escolher as regiões de conexão e pode não funcionar tão bem para streaming (ou seja, você não pode acessar a Netflix e outras plataformas, caso esses conteúdos sejam bloqueados pela VPN).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.