Você em breve não vai perceber que o seu SAC é um robô, graças ao ChatGPT

1 min de leitura
Imagem de: Você em breve não vai perceber que o seu SAC é um robô, graças ao ChatGPT
Imagem: Reprodução

A OpenAI anunciou que está disponibilizando o ChatGPT, seu modelo de linguagem natural, e o Whisper, modelo de conversão de voz em texto, para desenvolvedores terceirizados integrarem em seus aplicativos e serviços por meio de uma interface de programação de aplicação (API).

Na prática, isso significa que os serviços de atendimento ao consumidor (SAC) ficarão mais intuitivos e conversacionais, ainda que o usuário esteja "conversando com um robô". A ideia é tornar esse tipo de interação mais contextual e descartar as respostas curtas e diretas dos atuais chatbots do tipo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A startup conseguiu uma redução de 90% nos custos de seu chatbot desde dezembro e  passou a cobrar menos dos usuários da API. O modelo GPT 3.5 Turbo, adotado no ChatGPT, custa US$ 0,002 por 1.000 tokens e é 10 vezes mais barato que as versões anteriores do produto. Cada token corresponde a aproximadamente quatro caracteres de uma palavra em inglês.

Já o uso do Whisper tem custo de US$ 0,006 por minuto para transcrever ou traduzir um áudio. Embora o modelo seja de código aberto e possa ser executado sem custo, é bem provável que a OpenAI ofereça um hardware mais poderoso, o que pode tornar pagamento uma opção mais viável para respostas mais rápidas ou em dispositivos menos potentes.

A companhia também está oferecendo novas opções para controle aprofundado sobre as duas ferramentas modelos, permitindo aos usuários escolherem capacidade dedicada para maior controle e desempenho.

Companhias que já usam a API do ChatGPT

Assistente virtual de compras da Shopify é alimentado por API integrada com ChatGPT. (Fonte: Shopify/Reprodução)Assistente virtual de compras da Shopify é alimentado por API integrada com ChatGPT.Fonte:  Shopify/Reprodução 

Microsoft não é a única empresa que decidiu integrar as ferramentas da OpenAI em seus produtos. A Snap Inc. apresentou o My AI for Snapchat+, um recurso experimental que roda na API do modelo de linguagem para oferecer aos usuários um chatbot amigável e personalizável.

A Quizlet lançou o Q-Chat, um tutor de inteligência artificial (IA) que envolve os alunos com perguntas baseadas em materiais de estudo relevantes entregues por meio de uma experiência de bate-papo.

A Shopify está usando a API do ChatGPT para alimentar o assistente de compras do Shop, que faz recomendações personalizadas, enquanto a Speak, um app de aprendizado de idiomas, está usando a API do Whisper para alimentar um novo produto de prática de conversação baseado em IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.