Microsoft implementa abas no Bloco de Notas do Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft implementa abas no Bloco de Notas do Windows 11
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Microsoft anunciou na quinta-feira (19) a liberação do suporte a guias no Bloco de Notas do Windows 11, funcionalidade que havia sido revelada sem querer por um funcionário da empresa no final do ano passado. Inicialmente, o recurso é exclusivo para testadores inscritos programa Insider.

Muito solicitada pelos usuários, como afirma a gigante de Redmond em comunicado, a função permite criar, gerenciar e organizar vários arquivos em uma mesma janela do app Bloco de Notas. O mecanismo é semelhante ao encontrado nos navegadores Edge, Chrome e Firefox, entre outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Também há a opção de continuar trabalhando com os arquivos em diversas janelas, arrastando uma guia para a janela que estiver aberta. Outra novidade é a possibilidade de configurar a abertura dos arquivos em novas guias ou em uma nova janela por padrão no editor de texto, conforme as preferências do usuário.

As guias no Bloco de Notas são um pedido antigo dos usuários.As guias no Bloco de Notas são um pedido antigo dos usuários.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

A atualização que inclui as guias no Bloco de Notas do Windows 11 introduz ainda novas teclas de atalho para suporte ao gerenciamento das abas, além de melhorias no controle dos arquivos não salvos. Com isso, o nome/título da guia será gerado automaticamente com base no conteúdo e haverá também um indicador de alterações.

Quando chega para todos?

Neste primeiro momento, o suporte a abas no Notepad está disponível somente para os usuários do Windows 11 que fazem parte do canal Dev no programa Windows Insiders. A atualização deve chegar a todos os inscritos nos próximos dias, levando o Bloco de Notas para a versão 11.2212.33.0.

De acordo com a big tech, alguns usuários podem se deparar com problemas em determinados atalhos de teclado durante os testes, afetando sua experiência. A empresa afirmou que trabalha para corrigir este e outros pequenos bugs para garantir o melhor desempenho.

É somente após todas as correções na versão beta que as guias devem chegar à versão estável do Bloco de Notas, ficando disponível para o público em geral. Porém, ainda não há previsão de quando este update será lançado para todos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.