Samsung One UI 5.1 tem todas novidades reveladas antes do anúncio

3 min de leitura
Imagem de: Samsung One UI 5.1 tem todas novidades reveladas antes do anúncio
Imagem: WinFuture/Reprodução

Na próxima quarta-feira (1º), a Samsung realizará o primeiro evento Unpacked de 2023 e deverá apresentar a linha Galaxy S23 de celulares. Com o anúncio, a empresa também deverá revelar as novidades da One UI 5.1 baseada no Android 13, atualização que teve seus detalhes revelados neste sábado (28) pelo WinFuture.

O suposto changelog obtido pelo site revela todas as novidades que a companhia deverá apresentar com o update. Um dos novos recursos é uma forma facilitada de configuração, embora possa ser exclusivo dos novos Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra, utilizando tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Novidades na câmera

Entre as novidades destacadas no documento estão novos recursos de câmera. A Samsung deve facilitar, por exemplo, o acesso rápido ao Expert Raw no menu "avançado". A tonalidade também poderá ser ajustada mais facilmente na hora de capturar selfies.

De acordo com o vazamento, a Samsung deve incluir três novos emojis para o modo de câmera Emoji AR. Ainda sobre realidade aumentada (AR), a empresa deverá ajustar o layout do modo de edição de imagens, incluir atalhos para pincéis e permitir que o usuário redimensione e mova desenhos após criá-los. O software ainda pode adicionar uma nova ferramenta de borracha para apagar apenas uma parte das imagens.

Galaxy S23 câmera noturnaCâmeras do Galaxy S23 devem ganhar novos sensores e recursos, como um modo de fotografia noturna melhorado.

Na galera, há um novo recurso chamado Shared Family Album (ou Álbum Familiar Compartilhado, em tradução). Com ele, será possível compartilhar fotos e álbuns com até seis pessoas próximas, como familiares. O álbum compartilhado também reconhece os rostos de outras pessoas. É esperado que a empresa ofereça 5 GB para cada membro incluir suas imagens.

Uma outra ferramenta cita que o processamento de imagem poderá remover sombras e reflexos automaticamente, além de permitir recriar GIFs para melhorar a resolução e nitidez.

Galaxy S23Suposta ficha técnica do Galaxy S23 comparada entre os três modelos da linha.

Apps, widgets e colaboração

Segundo o documento, também será possível convidar outras pessoas para notas e calendários compartilhados por um link, além dos álbuns. Os aplicativos da própria empresa, como o Notas, permitirá permitir que várias pessoas editem um mesmo documento ao mesmo tempo.

Outras novidades da Samsung para a One UI 5.1 incluem:

  • Buscar por mais de uma pessoa ou item por vez;

  • Buscar por pessoas clicando nos seus rostos na Galeria;

  • Escolher um local para salvar capturas de tela e gravações de tela;

  • Novo widget de bateria (com exibição do celular, Galaxy Watch e outros dispositivos);

  • Novo widget de clima mais intuitivo e com animações;

  • Sugestões de configurações na parte superior do aplicativo;

  • Pesquisa avançada no navegador Samsung Internet por nome da pasta ou de um grupo de guias "mesmo que digite algo errado";

  • Novos Modos e Cenários para personalização do sistema;

  • Automação para abrir apps e ajustar o sistema nos cenários;

  • Melhorias no Samsung Dex para redimensionar ou dividir telas, além de incluir uma janela em um dos cantos, ocupando um quarto do espaço;

Galaxy S23 e S23+Galaxy S23 deverá ser anunciado em 1º de fevereiro no Samsung Unpacked.

A Samsung também deverá trazer novidades de integração entre smartphones e notebooks. Com a One UI 5.1, os usuários poderão usar mouse, teclado ou trackpad do Galaxy Book para controlar um celular da linha Galaxy — já é possível fazê-lo em tablets da marca. Também será possível copiar e colar textos ou imagens de um dispositivo para o outro.

Outra adição deverá permitir que o usuário comece a navegar na internet pelo smartphone (apenas com o navegador próprio da Samsung) e continuar no computador. Por fim, o software pode incluir um atalho de ajuste de som em alto-falantes sem fio (Wi-Fi) por meio do Spotify Connect e do Chromecast.

No Unpacked, a Samsung deverá anunciar os novos notebooks da linha Galaxy Book 3, que também já tiveram boa parte de seus detalhes técnicos revelados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.