Motorola lança função que impede ladrão de desligar redes do celular

1 min de leitura
Imagem de: Motorola lança função que impede ladrão de desligar redes do celular
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Motorola lançou nesta terça-feira (24) uma nova solução de segurança para smartphones chamada Moto Secure. Disponível para dispositivos com Android 13, ela é baseada na plataforma ThinkShield, de produtos Lenovo, e promete criar camadas de proteção a nível de hardware e software.

O Moto Secure pode ser encontrado em um aplicativo individual nos celulares da companhia. Inicialmente, ele já vem instalado nos modelos Moto G73 5G e Moto G53 5G — além do ThinkPhone, anunciado na CES 2023 —, anunciados também hoje, mas pode ser baixado por qualquer outro modelo que já esteja atualizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A companhia cita que a solução funciona como uma central de segurança, onde o usuário pode configurar funções distintas, como uma pasta segura e o bloqueio do desligamento de redes Wi-Fi ou 4G/5G.

As funções do Moto Secure

Uma das ferramentas de segurança do Moto Secure impede exatamente que alguém desligue as redes móveis ou a conexão Wi-Fi do smartphone.

Motorola Screen LockMotorola adiciona camada de proteção na tela de bloqueio dos seus smartphones.

"Anteriormente, por exemplo, um ladrão poderia simplesmente desligar suas redes móveis ou Wi-Fi, impedindo você de localizar o seu dispositivo perdido", informa a empresa. Com a função habilitada, o smartphone fica impedido de desativar as conexões sem que seja desbloqueado.

Já a Pasta Segura funciona como o nome sugere: ela cria uma pasta "escondida" (e com senha diferente do próprio sistema) no meio dos seus aplicativos, onde é possível adicionar os outros mais importantes, como os de bancos ou de e-mail. Essa pasta também permite "disfarçar" os aplicativos com ícones e nomes personalizáveis, tornando mais difícil encontrá-los rapidamente.

Motorola Pasta SeguraÉ possível selecionar até quatro ícones diferentes para disfarçar aplicativos na Pasta Segura da Motorola.

Outra ferramenta habilitada pelo Moto Secure minimiza "os riscos ao se conectar em redes Wi-Fi e celulares públicas". Com a proteção de rede, o usuário é notificado quando uma conexão não for segura, além de impedir aplicativos sensíveis de acessarem a rede em questão e conexões 2G, considerada menos segura.

Por fim, a novidade integra ao sistema uma "nova" forma de desbloqueio por PIN. No lugar de exibir o teclado numérico, o software embaralha o layout, como já acontece com apps de bancos.

No Moto Secure, os usuários de celulares Motorola também encontram o Painel de Privacidade. Nele é possível verificar e gerenciar as permissões de aplicativos e alterar as configurações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.