RTX Voice: o que é e como usar o supressor de ruído da Nvidia

3 min de leitura
Imagem de: RTX Voice: o que é e como usar o supressor de ruído da Nvidia
Imagem: NVIDIA/reprodução

Microfone com chiado, barulheira no fundo, gritos de vizinho, buzina de carro e até música alta. Esses são ruídos que qualquer pessoa que já esteve em uma videoconferência ou numa chamada com os amigos já deve ter presenciado. Hoje em dia, as tecnologias de supressão de ruído estão cada vez mais avançadas e presentes em plataformas como o Discord e Google Meet, mas uma que se destaca muito é o RTX Voice, da Nvidia.

A tecnologia foi lançada em 2020, inicialmente apenas para placas de vídeo da linha RTX, mas posteriormente chegou a outros produtos do portfólio da marca, como a famosa linha GTX. Uma gambiarra era feita para tentar usar o recurso em PCs com placas da AMD, porém atualmente não parece ser mais possível realizar o truque.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em uma abordagem simples, o RTX Voice é uma tecnologia que permite reduzir drasticamente os ruídos indesejados do microfone e/ou alto-falante do usuário. Em diversos testes é possível ouvir barulhos muito altos sendo filtrados e se tornando um áudio limpo, apenas com a voz de quem fala, ou com um pequeno ruído de fundo, mas ainda assim, bem menos aparente do que antes.

Como funciona?

A tecnologia de supressão de ruído da Nvidia tem origem em algumas estruturas introduzidas nas placas RTX 20XX. Esses modelos foram integrados com núcleos tensores e núcleos RT, que inicialmente tinham um propósito bem esclarecido: fazer com que os games possam usufruir do Traçado de Raios (Ray Tracing), tecnologia que cria sombras e iluminação realística nos jogos.

Chip de GPU RTX 20XX com tensor coresChip de GPU RTX 20XX com tensor coresFonte:  TechSpot/reprodução 

Não estando somente limitado ao Ray Tracing, as novas placas receberam outro recurso popular, o Deep Learning Super Sampling. Essa nova tecnologia, por sua vez, é capaz de redimensionar a imagem de um game e depois aplicar um upscaling de resolução para corrigir imperfeições de serrilhados nas bordas de objetos e dar mais quadros ao título.

Mas o que o RTX Voice, o Ray Tracing e o DLSS tem em comum além das estruturas citadas? Esses três itens também são auxiliados com uma Inteligência Artificial poderosa e processos de aprendizado de máquina.

Com o RTX Voice, um dispositivo de áudio virtual, seja de entrada ou saída, é criado no seu PC. É como uma réplica do seu microfone ou alto-falante, mas nessa réplica as estruturas citadas anteriormente, a IA, e o machine learning vão trabalhar para reduzir ou retirar completamente o ruído do áudio que você está enviando ou recebendo.

Numa linguagem simples, estamos falando de uma grande peneira que retira pedaços maiores de farinha para fazer um bolo. Considere o bolo como o alto-falante; a peneira como o RTX Voice e gruminho de farinha como o carro do ovo passando na rua do seu amigo e atrapalhando uma conversa via Discord.

Como instalar e usar o RTX Voice

  • Faça o download do aplicativo através deste link;
  • Execute o instalador e conceda a permissão do Windows;
  • Ao abrir o instalador, aceite o contrato da Nvidia e a instalação vai começar e terminar automaticamente;
  • Quando finalizada, basta clicar em fechar e o sofware abrirá logo em seguida;
  • Com o programa aberto é preciso escolher os dispositivos de saída e/ou áudio que deseja realizar a supressão de ruído. No meu caso, deixei apenas selecionado o microfone;
  • Ao escolher os dispositivos, marque a caixa "Remove background noise...", e se quiser, ajuste a intensidade do efeito na barra verde;
  • Pronto! O RTX Voice já vai estar funcionando, e basta ir nos apps que você mais usa, como Discord, Google Meet, Teams, Zoom, etc, e alterar o alto-falante ou microfone para o que está escrito Nvidia RTX Voice.
  • Caso tenha dificuldades, o site oficial da Nvidia possui tutoriais para alterar o dispositivo em diversos apps, incluindo OBS Studio, Streamlabs, Twitch Studio, etc.
sd  Tecmundo 

Seu PC pode ficar mais lento em jogos

Como o RTX Voice utiliza a placa de vídeo para processar o áudio, em games o usuário pode ter uma perda de alguns frames caso o recurso esteja ativo em intensidade máxima tanto no microfone quanto nos fones. Por isso, não estranhe se seu gameplay tiver uns quadros a menos.

Simples, rápido e fácil, o recurso da NVIDIA ajuda a streamers e criadores de conteúdo a melhorarem sua qualidade de gravação, mas também é uma excelente opção para quem quer ter chamadas mais tranquilas no dia a dia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.