NightCafe Studio: como usar o site para criar artes com IA de graça

2 min de leitura
Imagem de: NightCafe Studio: como usar o site para criar artes com IA de graça
Imagem: NightCafe Studio

Você já viu aqui no TecMundo alguns artigos abordando ferramentas que usam inteligência artificial para transformar simples imagens em verdadeiras obras de arte, como o Dall-E e o Midjourney. Hoje vamos apresentar mais uma opção para você, o Nightstudio Cafe Studio.

Também fazendo o uso de machine learning, a plataforma utiliza textos em prompts de comando para gerar artes a partir do que é descrito pelo usuário. Um detalhe legal no NightCafe Studio é que qualquer foto pode ter seus aspectos completamente recriados pela IA e nos mais variados estilos de artes. Vamos conhecer melhor essa novidade?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona o NightCafe Studio?

Ao acessar a ferramenta, o usuário pode começar a gerar imagens personalizadas a partir de duas opções. A primeira é o método de criação baseado em textos: você descreve o que deseja ver e, momentos depois da renderização, o Nightcafe Studio lhe entrega alguns resultados bem interessantes criados a partir da IA selecionada.

Como teste, solicitamos que a ferramenta recriasse Curitiba (PR) em um estilo mais artístico, digamos. Nos resultados sugeridos, é possível notar que a plataforma conseguiu remontar diversos aspectos da cidade, apesar de ter trazido alguns elementos que não têm nada com a capital paranaense (Torre Eiffel?).

Apesar das incoerências, o trabalho não deixa de ser impressionante e bonito. Veja:

  NightCafe Studio/Reprodução 
  NightCafe Studio/Reprodução 
  NightCafe Studio/Reprodução 

O método de criação por textos embarca algumas tecnologias que oferecem estilos diferentes de criação, incluindo até mesmo concorrentes, como CLIP, VQGAN, Stable Diffusion e Dall-E de segunda geração.

Já a segunda opção é a Style Transfer, na qual é feito o upload de uma foto qualquer para que seja personalizada em diferentes tipos de artes. O catálogo tem inúmeras opções e, para um rápido teste, optamos pela The Great Wave, baseada na icônica xilogravura do mestre japonês Hokusai. O resultado ficou excelente. Confira a foto original e o resultado pós-transformação:

  NighCafe Studio/Reprodução 

Os usuários do NightCafe Studio também podem habilitar o modo avançado, que permite mexer em diferentes aspectos das imagens, como proporção, resolução, quantidade, peso, composição, entre outros. Só tome cuidado com os dados que esses apps utilizam.

Ferramenta acessível

Qualquer pessoa pode acessar o site sem precisar de uma conta para brincar com as imagens. As criações são gratuitas, mas também contam com um sistema de crédito. Nele é possível pagar para obter trabalhos impressos e sem marcas d'água da plataforma, podendo também gerar um maior número de artes simultaneamente.

No plano gratuito, é importante salientar, no entanto, que há uma remuneração diária de 5 créditos. Após o uso de total desse valor, deve-se pagar para aquisição de mais créditos ou esperar até a meia-noite, quando a plataforma renova gratuitamente os créditos do usuário. A unidade custa US$ 0,08.

Outro detalhe importante é que não é possível vender artes criadas no NightCafe, uma vez que a plataforma não oferece opções de autoria para o usuário. O que pode ser feito, entretanto, é a criação e venda de NFTs em mercados como OpenSea, Rarible, Sorare e Etsy, desde que seja incluído um link para a página onde será disponibilizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.