Google Chrome lança novos recursos para poupar bateria e memória

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome lança novos recursos para poupar bateria e memória
Imagem: Google/Divulgação

A Google anunciou nesta quinta-feira (8) dois novos recursos que prometem reduzir os problemas com consumo exagerado de bateria e memória frequentemente mencionados pelos usuários do Chrome. Uma das novidades é a ferramenta “Energy saver”.

Disponível na versão mais recente do navegador da companhia de Mountain View, a função para poupar energia limita as atividades em segundo plano e os efeitos visuais em sites com vídeos ou animações, assim como o modo de economia de energia na versão para Android. Ela entra em ação quando o nível da bateria do notebook chegar a 20%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já a funcionalidade “Memory saver” tem a missão de liberar memória das abas que não estiverem ativas no momento, permitindo uma navegação mais suave na guia em uso. Caso queira, o usuário tem a oportunidade de sinalizar sites que não serão afetados pelo economizador de memória, mantendo o desempenho deles no máximo.

As funções chegam em breve para todos.As funções chegam em breve para todos.Fonte:  Google/Divulgação 

Segundo a Google, os novos recursos para economizar bateria e memória do Chrome podem melhorar o desempenho do navegador em até 30%. Além disso, fornecem um tempo extra de uso do laptop para os momentos em que você estiver longe da tomada.

Ativação opcional

Chegando como incremento do Google Chrome 108, lançado recentemente, as novas funções para poupar energia e memória do browser devem estar disponíveis para todos os usuários nas próximas semanas, globalmente. Elas são compatíveis com as versões do software para Windows, Mac e Chromebooks.

A ativação/desativação dos recursos será bem fácil e rápida.A ativação/desativação dos recursos será bem fácil e rápida.Fonte:  Google/Divulgação 

Quando chegarem ao navegador, os recursos poderão ser ativados ou desativados a qualquer momento, conforme as necessidades do usuário. As ferramentas ficam no menu “Configurações” do Chrome, acessado por meio do ícone dos três pontos no canto superior direito da tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.