Chrome vai bloquear anúncios para economizar bateria do celular

1 min de leitura
Imagem de: Chrome vai bloquear anúncios para economizar bateria do celular
Imagem: 9to5Google
Avatar do autor

A Google anunciou que fará mudanças no Chrome em breve para melhorar o consumo de bateria do app. Em seu blog, a empresa revelou que as propagandas terão que seguir um limite de energia e dados móveis no app, e os Ads que não respeitarem a norma serão bloqueados.

As mudanças levarão em conta os novos padrões de anúncios definidos pela Coalition for Better Ads. Segundo a Google, os anúncios que não se encaixarem nas diretrizes serão bloqueados antes mesmo de chegarem ao usuário, o que garantirá economia na energia e no plano de dados móveis.

Fonte:  Google 

Segundo a empresa, os anúncios bloqueados por ultrapassarem os limites de energia e dados serão substituídos por uma imagem informando que o conteúdo foi removido. O quadrado cinza que substitui a propaganda vem acompanhado de um link com mais detalhes sobre o ocorrido, para garantir transparência ao usuário.

Limites estipulados pela Google

De acordo com a empresa, os anúncios só serão bloqueados se consumirem mais de 4 MB de dados ou 15 segundos de processamento a cada janela de 30 segundos de uso. O limite foi definido pela empresa após um levantamento feito no Chrome e o número de propagandas que violam os parâmetros é pequeno.

Fonte:  Google 

Segundo a companhia, apenas os anúncios que usam 99,9% mais recursos que as outras propagandas que aparecem no Chrome serão afetados. Ao todo, a empresa estima que apenas 0,3% dos Ads serão afetados pela nova política.

Ainda assim, os novos limites devem auxiliar na conscientização no uso de recursos do celular para propaganda. Enquanto os números são animadores no quadro geral, cerca de 27% dos anúncios do Chrome violam individualmente a barreira de consumo de dados, enquanto 28% consomem mais CPU do que o esperado.

Segundo a Google, as novas diretrizes começarão a ser testadas em breve e entrarão em ação a partir de agosto. Logo, os anunciantes tem cerca de três meses para se adaptarem ao novo cenário.

Chrome vai bloquear anúncios para economizar bateria do celular