Google Hangouts é encerrado em definitivo com fim do app para web

1 min de leitura
Imagem de: Google Hangouts é encerrado em definitivo com fim do app para web
Imagem: TechRadar

O Google executou nesta terça-feira (1º) mais uma etapa do processo de descontinuação do Google Hangouts, o antigo serviço da empresa para conversas privadas individuais ou em grupo.

Desde 1º de novembro de 2022, não é mais possível utilizar a plataforma Hangouts na Web, que é o site do serviço para navegadores. O web app até abre em sua tela de apresentação, mas agora conta com um aviso que recomenda a todos os usuários que façam a migração para o Google Chat.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aviso de migração para o Google Chat.O aviso de migração para o Google Chat.Fonte:  Google Hangouts 

Desde junho deste ano, a marca já avisava a respeito da descontinuação via e-mail e nos aplicativos para dispositivos móveis.

Fim da trajetória

O Hangouts foi lançado pela empresa em 2011 como uma forma de conexão entre usuários com contas Gmail e foi também utilizado para o ambiente corporativo e na realização de videochamadas.

Com o tempo, entretanto, o Hangouts acabou substituído pelo Google Meet. Em 2017, o app mudou de nome para Hangouts Chat — e voltou a ser rebatizado anos depois, agora como Google Chat, em 2020.

A transformação do Hangouts para Google Chat começou em 2020.A transformação do Hangouts para Google Chat começou em 2020.Fonte:  Peggy Ks Tips and Tricks 

O Google Chat, que também oferece a possibilidade de conversas de texto e vídeo, continuará existindo. O Hangouts clássico, que permanecia no ar para usuários mais nostálgicos, é o que será tirado do ar. A única diferença funcional entre os dois, como aponta o site Android Authority, é a ausência das funções de SMS e ligações via VoIP no Chat.

Até 1º de janeiro de 2023, será possível utilizar o serviço Google Takeout para fazer o download dos próprios dados do Hangouts para evitar a perda de histórico de conversas. Mais informações sobre o processo de encerramento das atividades podem ser encontradas na página de suporte da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.