Telegram remove posts pagos do iOS e critica Apple

1 min de leitura
Imagem de: Telegram remove posts pagos do iOS e critica Apple
Imagem: Shutterstock

A versão iOS do Telegram chamou a atenção na semana passada quando perceberam e divulgaram que o app estava permitindo a criação de posts pagos em certos canais. O recurso burlava a App Store, não permitindo que a Apple recebesse sua grossa fatia de 30% nessas transações - o que resultou na remoção completa dessa possibilidade agora.

O Telegram chegou a se pronunciar anteriormente, dizendo que o recurso de posts que você paga para ver o conteúdo não era uma iniciativa da plataforma, mas sim dos próprios usuários instalando bots de terceiros para "monetizar suas criações". De todo modo, a Apple ficou obviamente descontente com essa possibilidade de mover dinheiro no iOS sem usar os mecanismos da App Store, então ela foi removida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como estavam funcionando os posts pagos no Telegram.Como estavam funcionando os posts pagos no Telegram.Fonte:  9to5Mac 

Chefe do Telegram chama Apple de monopólio

A política da Apple de exigir pagamentos pela sua plataforma, aplicando uma pesada taxa, vem sendo criticada por diversas empresas há tempos, e o pessoal do Telegram está entre os mais críticos. Então não é surpresa que neste momento o CEO do app de mensagens tinha comentários a fazer sobre o assunto:

"Este é apenas mais um exemplo de como um monopólio de trilhão de dólares abusa da sua dominância de mercado em detrimento a milhões de usuários que estão tentando monetizar seu próprio conteúdo" - declarou Pavel Durov, CEO do Telegram.

O executivo falou ainda de sua esperança em ver órgãos regulatórios oficiais diminuírem a força da Apple: "Espero que os reguladores da União Europeia, Índia e outros lugares comecem a tomar ações antes que a Apple destrua mais sonhos e esmague mais empreendedores com uma taxa que é maior do que qualquer imposto de governo."

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.