Telemoji: novo recurso atrasou atualização do Telegram para iOS

1 min de leitura
Imagem de: Telemoji: novo recurso atrasou atualização do Telegram para iOS
Imagem: Telegram/Divulgação

O lançamento do recurso Telemoji, que inclui versões animadas dos tradicionais emojis, foi o motivo do atraso na liberação da atualização mais recente do Telegram para o iOS. A confirmação veio do CEO do mensageiro, Pavel Durov, na última sexta-feira (12).

Em seu canal no app de mensagens rival do WhatsApp, o executivo disse que a Apple entrou em contato para dar explicações sobre a não liberação do update após uma “extensa cobertura da mídia”. Dias antes, ele havia reclamado que a gigante de Cupertino atrasou o processo de revisão da nova versão do app em duas semanas, sem qualquer explicação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No comunicado mais recente, Durov explicou que o problema foi causado pelo Telemoji, recurso descrito por ele como “versões animadas em vetor de alta qualidade do emoji padrão”. Durante a revisão, a big tech descobriu que a novidade utiliza o mesmo design das figuras registrado por ela.

Durov mostrou como o Telemoji funciona.Durov mostrou como o Telemoji funciona.Fonte:  Pavel Durov/Divulgação 

Como o acordo de desenvolvedor proíbe que apps utilizem ou modifiquem o design padrão do emoji da Apple, a empresa bloqueou a atualização por violação das diretrizes da App Store. Além disso, ela solicitou ao Telegram que removesse o Telemoji, como condição para liberar o update.

Atualização lançada

Apesar dos entraves, a atualização do Telegram foi lançada, mas sem o Telemoji. No sistema da Apple, o mensageiro ganhou um novo painel de stickers, que apresenta guias separadas para emojis, stickers e GIFs, facilitando a busca pelas figuras preferidas.

Também há 10 novos pacotes de emojis personalizados, a possibilidade de fazer o upload dos seus próprios emojis e a função de mensagens de voz restritas, permitindo escolher quem vai escutá-las em um grupo. Outro destaque é o envio de uma assinatura do Telegram Premium como presente para alguém.

Sobre o Telemoji, o CEO disse que o veto da Apple dará a oportunidade de criar um recurso “ainda mais exclusivo e reconhecível”, a longo prazo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.