Windows 11 agora não deixa você salvar senhas no Bloco de Notas

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 agora não deixa você salvar senhas no Bloco de Notas
Imagem: Shutterstock

A recém chegada atualização 22H2 do Windows 11 estreou um novo recurso de segurança para quem precisa guardar as senhas de acesso a serviços digitais em algum lugar, mas faz isso em um ambiente potencialmente inseguro.

De acordo com o site Bleeping Computer, o sistema operacional da Microsoft agora impede que você salve senhas e login em documentos do Bloco de Notas ou do Word, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa função é chamada de Enhanced Phishing Protection (Proteção Aprimorada contra Phishing) e tenta impedir você de colocar credenciais em locais suspeitos. A solução avisa o usuário sobre sites que podem ser cópias das páginas originais e já foram identificadas como tal, ou arquivos sem criptografia ou proteção, como um simples documento de texto.

O aviso de que você está salvando uma senha em um documento sem proteção.O aviso de que você está salvando uma senha em um documento sem proteção.Fonte:  Bleeping Computer 

Na nova função, o Windows 11 detecta se você está colando uma senha para guardar em um arquivo de texto e avisa por meio de um aviso pop-up na tela que isso é perigoso. Ele também avisa se o site é considerado inseguro ou então se você já repetiu diversas vezes a mesma senha em outros serviços, algo considerado errado do ponto de vista da segurança digital.

Por enquanto, a função ainda não é ativada por padrão e funciona apenas com a senha de acesso do próprio Windows, códigos de acesso armazenados localmente ou utilizados em serviços da Azure. Para ativá-la, você deve acessar as configurações do sistema e, na aba de senhas e segurança, ativar o recurso via SmartScreen.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.