Proton lança concorrente do Google Drive com mais privacidade

1 min de leitura
Imagem de: Proton lança concorrente do Google Drive com mais privacidade
Imagem: Proton

O Proton Drive, uma alternativa mais segura aos serviços de armazenamento tradicionais – pois oferece assinaturas criptográficas em todos os arquivos e pastas – foi anunciado nesta sexta-feira (23) pela Proton, uma empresa de privacidade suíça conhecida mundialmente pelos produtos Proton VPN e Proton Mail.

Disponível em uma versão beta desde 2020, o Proton Drive é uma alternativa de código aberto ao Google Drive e, durante esse período, acumulou quase meio milhão de testadores, com um volume de uploads dez vezes maior no último trimestre.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A versão estável do Proton chega para compor um pacote unificado de produtos, que já conta com o serviço de e-mail (agora chamado apenas Proton), o VPN e o Calendar. A ideia da empresa parece ser o oferecimento de uma versão centrada na privacidade, porém de código aberto, para os serviços normalmente oferecidos pelo Google.

Proton Drive: prós, contras e preço

O lançamento do Proton Drive na web está sendo acompanhado do lançamento de uma versão beta do aplicativo para Android. Embora se trate de um aplicativo "maduro", seguro e testado, a empresa ainda não lançou um processo de sincronização de desktop.

Há outras limitações no Proton, como a falta de ferramentas de edição integradas para documentos e imagens do Office. Isso significa ter que fazer uploads e downloads frequentes de arquivos. Mas, por enquanto, esse é um preço a pagar (embora a companhia esteja preparando novidades) para se ter os claros benefícios de privacidade da marca.

E, por falar em preço, a boa notícia é que o Proton Drive e o restante do pacote de aplicativos estão disponíveis gratuitamente para download, em uma versão básica com 1 GB de armazenamento total no Mail e no Calendar. Quem se encantar com o produto, poderá obter a versão Drive Plus – com 200 GB de armazenamento – por US# 4/mês, e o plano Proton Unlimited, de 500 GB, por US$ 10 mensais. Ambos são pagos anualmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.