Apple eliminará senhas em novas versões do iOS e do macOS

1 min de leitura
Imagem de: Apple eliminará senhas em novas versões do iOS e do macOS
Imagem: Shutterstock

fim do login por senha está próximo nos dispositivos da Apple. Quando a empresa lançar o iOS 16, na próxima segunda-feira (12), o tradicional método de autenticação dará lugar a uma ferramenta que permitirá acessar contas em sites e apps sem digitar códigos difíceis de memorizar.

A tecnologia de login sem senha, que também será adotada no macOS Ventura, cuja estreia está programada para outubro, é baseada no padrão desenvolvido pela FIDO Alliance, consórcio formado pelas grandes empresas de tecnologia. Google e Microsoft, entre outras companhias, devem adotar o método em breve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na versão escolhida pela Maçã, a senha será substituída por uma chave de acesso, composta por duas chaves criptográficas sincronizadas com o iCloud. De acordo com a gigante de Cupertino, a novidade traz mais segurança para o usuário ao eliminar “maus hábitos” como o uso de senhas repetidas em vários serviços online.

Com a novidade, o usuário não precisará memorizar senhas.Com a novidade, o usuário não precisará memorizar senhas.Fonte:  Shutterstock 

Uma dessas chaves digitais que formam a nova chave de acesso da Apple é pública e ficará armazenada nos servidores da big tech, enquanto a outra é privada e mantida no dispositivo. Quando o usuário tentar fazer login, o site ou app enviará um “desafio” ao aparelho, que só pode ser respondido pela chave sigilosa, liberando o acesso.

Requisitos

Para usar a autenticação sem senha da Apple será necessário atualizar o iPhone, iPad e o Mac para a versão mais recente dos respectivos sistemas operacionais, quando disponível. Além disso, sites e apps deverão oferecer suporte às chaves de acesso, adotando os padrões FIDO.

Novos usuários de apps e sites compatíveis com a tecnologia poderão criar a sua chave de acesso logo no primeiro login. Já para os usuários antigos, provavelmente será necessário acessar a conta com o método antigo antes de aderir à ferramenta.

O login em dispositivos com outros sistemas operacionais pode exigir métodos diferentes, com o uso de QR Code, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.