GFP-GAN: ferramenta de IA restaura gratuitamente fotos antigas

1 min de leitura
Imagem de: GFP-GAN: ferramenta de IA restaura gratuitamente fotos antigas
Imagem: Wang et al.

Um novo modelo de inteligência artificial (IA) lançado nesta semana promete corrigir a maioria das fotos antigas que você possui, em questão de segundos. Chamado de Generative Facial Prior-Generative Adversarial Network (GFP-GAN), a ferramenta é capaz de restauras imagens antigas, de qualquer tamanho, mesmo que estejam desbotadas ou rachadas, retornando-as ao seu estado original, ou até melhor.

No vídeo abaixo, o youtuber Louis Bouchard, que divulga vídeos educativos em seu canal "What's AI" (O que é inteligência artificial), explica que o modelo funciona com arquivos de baixa qualidade e pode fornecer resultados superiores a muitas outras ferramentas sofisticadas de IA. Embora mostre resultados impressionantes, Bouchard alerta que se trata "apenas suposições do modelo – suposições muito próximas".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona o GFP-GAN?

De acordo com os autores do estudo “Towards Real-World Blind Face Restoration with Generative Facial Prior” – publicado na plataforma de preprints eletrônicos arXiv – em vez de ajustar um modelo de IA já existente para restaurar imagens, comparando diferenças entre as fotos artificiais e reais, a abordagem do GFP-GAN já utiliza uma versão pré-treinada, a StyleGAN-2 da Nvidia.

Só que, em vez de retreinar o gerador de fotos de rostos humanos para se adaptar à sua tarefa, o GFP-GAN usa o treinamento existente para orientar o seu próprio modelo generativo em diversas escalas durante a codificação da imagem, até o código latente e o processamento da reconstrução efetiva.

Embora o resultado das imagens seja impressionante, o projeto fica ainda restrito às limitações da versão atual da IA. Isso significa que você pode notar uma “pequena mudança de identidade” e até mesmo uma resolução mais baixa do que a ideal. Quem quiser experimentar gratuitamente uma demonstração do GFP-GAN, pode fazê-lo no site da construtora de aplicativos Baseten.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.