Nova Launcher é vendida para a empresa de métricas Branch

1 min de leitura
Imagem de: Nova Launcher é vendida para a empresa de métricas Branch
Imagem: Nova Launcher/Divulgação

Um dos programas de personalização da tela inicial do Android mais populares, o Nova Launcher foi vendido e está sob nova direção. A Branch, empresa que atua no fornecimento de dados analíticos e métricas para o mercado móvel, passa a ser a proprietária do software.

Em comunicado divulgado na terça-feira (19), o fundador do Nova, Kevin Barry, forneceu alguns detalhes do que podemos esperar com a chegada da nova administração. De acordo com ele, a próxima versão do aplicativo já deverá trazer mudanças associadas ao trabalho de coleta de métricas úteis para desenvolvedores, feito pela Branch.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com isso, uma maior quantidade de pequenos recursos deve chegar ao app com mais frequência, possibilitando a realização de diferentes experimentos. Testes do tipo A/B, nos quais parte dos usuários terão acesso a uma determinada função e a outra parcela receberá uma versão alternativa, também acontecerão mais vezes.

As primeiras mudanças aparecerão no beta do Nova 8.0.2.As primeiras mudanças aparecerão no beta do Nova 8.0.2.Fonte:  Nova Launcher/Divulgação 

Melhorias no sistema de pesquisa do Nova Launcher são outra mudança esperada, segundo Barry, já que a Branch também adquiriu a Sesame Universal Search, antiga parceira da plataforma. Agora, os dois serviços serão ainda mais integrados, incluindo um atalho no dispositivo e a pesquisa de contatos, que estarão disponíveis no beta do Nova 8.0.2.

Privacidade do usuário

A venda do Nova Launcher para a Branch pode gerar desconfiança em relação à coleta de dados dos usuários, uma vez que a agora proprietária do app trabalha justamente neste segmento. Mas conforme o antigo dono do software, a empresa tomará todos os cuidados para manter a privacidade do usuário.

Barry, que continuará como desenvolvedor do app de personalização, afirmou que a Branch foi “responsiva e respeitosa” quanto ao tratamento das informações dos usuários, nas conversas realizadas entre as partes antes do fechamento do negócio.

O Nova Launcher 8.0.2 beta, primeira versão do app sob a nova administração, será lançado em breve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.