Apple anuncia iPadOS 16 com o recurso multitarefas Stage Manager

3 min de leitura
Imagem de: Apple anuncia iPadOS 16 com o recurso multitarefas Stage Manager
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta segunda-feira (6), a Apple apresentou o iPadOS 16 durante a conferência Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) 2022. Entre as diversas novidades do sistema operacional para os tablets, os recursos de multitarefas da nova versão são os que mais impressionam os usuários.

Usando o poder do processador M1, o recurso Stage Manager é a nova forma de abrir várias janelas sobrepostas de uma só vez para realizar multitarefas, além de oferecer suporte a monitores externos de até 6K. A funcionalidade organizará automaticamente as janelas abertas, criado janelas de diferentes tamanhos — de qualquer forma, o usuário também permitirá arrastar e soltar as janelas para colocá-las na posição que desejar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aplicativo em uso será exibido no meio da tela, enquanto os outros serão organizados no lado esquerdo em ordem de abertura. A novidade estará disponível em modelos do iPad Pro e iPad Air com o chip M1.

Exemplo do recurso Stage ManagerExemplo do recurso Stage ManagerFonte:  Apple 

“O iPad é o nosso dispositivo mais versátil e estamos empolgados em levar ainda mais longe o que ele pode fazer com o iPadOS 16. Com o Stage Manager, que leva a multitarefa no iPad a um nível totalmente novo, além de novas maneiras de compartilhar e colaborar por meio de Mensagens, Safari e o novo aplicativo Freeform, e novos recursos profissionais, como Modo de referência e Zoom de exibição, os usuários podem obter ainda mais feito no iPad”, disse o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federigh.

Colaboração em foco

O app Mensagens também foi atualizado com a possibilidade de compartilhar conteúdos de diferentes apps, como Files, Pages, Notes, Safari, entre outros — a possibilidade também funciona com aplicativos de terceiros. Outra novidade permite realizar alterações colaborativas em arquivos compartilhados, além da possibilidade de editar ou recuperar mensagens excluídas.

O Freeform é o novo aplicativo colaborativo que permitirá criar projetos, visualizar, compartilhar e colaborar em tempo real com outras pessoas. Inclusive, é o Freeform que oferecerá aos consumidores a possibilidade de iniciar conversas em vídeo no FaceTime diretamente do app de Mensagens.

O SharePlay, por meio do app Mensagens, permitirá que os usuários realizem atividades compartilhadas, como assistir um filmeO SharePlay, por meio do app Mensagens, permitirá que os usuários realizem atividades compartilhadas, como assistir um filmeFonte:  Apple 

O aplicativo Mail também recebeu novos e diferentes recursos, como a possibilidade de cancelar o envio de uma mensagem antes que ela chegue ao destinatário. A atualização também oferece programação de e-mails e resultados mais completos ao pesquisar na caixa de buscas.

O novo recurso iCloud Shared Photo Library permite criar álbuns de fotos compartilhados com até seis pessoas. O Safari também recebeu atualizações para garantir mais colaborações entre os usuários e, por isso, o recurso Grupo de Guias Compartilhadas disponibilizará a criação de um conjunto de guias que podem ser visualizadas e editadas por diferentes pessoas. Por exemplo, você pode criar um grupo de guias do Safari para visualizar conteúdos com seus amigos.

Novidades chegam em breve

O Live Text foi atualizado para reconhecer caracteres em vídeos — até então, o recurso funcionava apenas em imagens. O Visual Look Up também recebe a atualização e oferece mais possibilidades aos usuários da marca.

A colaboração é permitida e incentivada no app MensagensA colaboração é permitida e incentivada no app MensagensFonte:  Apple 

“O iPadOS 16 traz novos recursos poderosos que tornam o iPad Pro uma ferramenta indispensável para profissionais criativos. O Modo de Referência permite que o iPad Pro de 12,9 polegadas com tela Liquid Retina XDR atenda aos requisitos de cores em fluxos de trabalho como revisão e aprovação, gradação de cores e composição, onde cores precisas e qualidade de imagem consistente são essenciais”, foi revelado em comunicado oficial.

O processador M1 permite algumas novidades ao Display Zoom, assim, os consumidores poderão aumentar a densidade de pixels da tela para visualizar melhor os aplicativos, principalmente durante o uso do recurso Split View. O iPadOS 16 também adiciona o Virtual Memory Swap, um recurso que permite usar o armazenamento do iPad para expandir a memória em apps — são até 16 GB para os aplicativos mais exigentes.

A versão preview do iPadOS 16 para desenvolvedores já está disponível, já a versão beta chegará aos consumidores no próximo mês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.