5 softwares grátis para substituir o Photoshop na edição de imagens

2 min de leitura
Imagem de: 5 softwares grátis para substituir o Photoshop na edição de imagens

Tem dias em que só queremos colocar uma foto nova no Facebook ou no Instagram, mas às vezes a necessidade é bem mais profissional. De qualquer forma, quase todo usuário de computador já chegou a um daqueles momentos em que precisa fazer pequenas edições de imagens e não consegue resolver todo o problema com o Paint — sendo que o Photoshop pode ser um exagero para alguns.

Você conhece alguma alternativa para resolver estes problemas? Hoje, trouxemos uma seleção bem legal com alguns dos aplicativos gratuitos mais legais que podem ser encontrados na internet atualmente. Pois é, temos vários programas que você pode instalar em seu PC para editar imagens completamente de graça. Quer conhecer essas opções? Então confira a seleção agora mesmo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pixlr

O Pixlr é um editor de imagens surpreendente e que funciona de um modo totalmente online. Ele apresenta ferramentas que poucos editores gratuitos possuem e alia isso a um visual completamente modificável com caixas personalizáveis (você pode escolher as caixas e arrastá-las, montando o seu layout preferido), bastante familiar para quem usa o Photoshop. Isso mesmo: trata-se de um software online, gratuito e com funções de alto nível.

GIMP

Este aplicativo funciona a partir de um código aberto e traz uma enorme quantidade de ferramentais para os usuários — e tudo isso por uma instalação única e sem bibliotecas adicionais. O GIMP é conhecido como o “Photoshop do Software Livre” e não é à toa, pois ele trabalha com efeitos, filtros, edições completas de camadas e muito mais. Vale a pena conferir este software multiplataforma.

Paint.net

Se você precisa de menos do que os dois aplicativos anteriores oferecem, uma ótima alternativa é o Paint.net. O programa tem uma interface bem mais simples do que a dos concorrentes, trazendo também funções mais intuitivas — e menos profissionais, vale dizer. A interface e as ferramentas são bem boas para quem precisa de edições rápidas e não abre mão da qualidade em seus trabalhos.

Photoscape

Para quem não possui conhecimento em edição de imagens, mas precisa fazer as mais diversas modificações em qualquer arquivo, o Photoscape é uma ótima pedida. Além de ser uma ferramenta leve se comparada a outros editores, ele conta com interface intuitiva e funções bem separadas. Com ele, é possível fazer pequenos recortes, aplicações de filtros, edições em lote e até mesmo criar GIFs animados.

Pixlr-o-Matic

Produzido pelos mesmos desenvolvedores do Pixlr, esta versão também é online, mas traz uma gama de recursos bem diferentes. Em vez de ser focado em edições profissionais, o software traz edições e efeitos simples e que podem ser aplicados a qualquer fotografia. Com ele, não é possível recortar imagens, mas há filtros e efeitos que podem dar novas caras às fotos já existentes.

.....

Qual é o seu editor de imagens favoritos? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.