Software

Por segurança, Microsoft Teams chega na loja do Windows 10 e 11

Ideia é evitar que programa de videoconferências seja usado como isca para golpes e malwares

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

19/05/2022, às 08:30

Por segurança, Microsoft Teams chega na loja do Windows 10 e 11

Fonte:

Imagem de Por segurança, Microsoft Teams chega na loja do Windows 10 e 11 no tecmundo

A plataforma de chat, troca de arquivos e videoconferência Microsoft Teams foi adicionada oficialmente na loja digital dos sistemas operacionais Windows 10 e Windows 11. A partir de agora, basta abrir o aplicativo da plataforma e buscar o programa para fazer o download e começar a usá-lo em um novo PC.

Apesar de ser um dos atuais queridinhos da Microsoft, em especial após o início da pandemia da covid-19 e as atividades de home office e aulas à distância, o Teams só estava disponível para download a partir de um link no site da Microsoft — e que você devia acessar ou procurar em buscadores. 

Além desse modo, as outras alternativas eram o uso direto do navegador ou em uma versão pré-instalada limitada para contas pessoais no caso do Windows 11.

Por que só agora?

A Microsoft, entretanto, estava preocupada com questões de segurança. Páginas falsas que imitassem a interface da marca e oferecessem o download de um falso Teams poderia enganar o usuário e levá-lo a executar um malware ou colocar credenciais de acesso em ambientes inseguros.

A ferramenta da Windows Store é exatamente a mesma baixada e utilizada normalmente na plataforma. Como o Teams completou cinco anos de vida em março de 2022 e a adesão do Windows 11 está em crescimento, novas funções são esperadas para um futuro próximo.

Até o momento, a companhia não explicou o porquê de só agora ter integrado o serviço em sua loja oficial.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.