Atualização do Windows 11 pode causar falha no modo de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Windows 11 pode causar falha no modo de segurança
Imagem: Unsplash

Uma atualização do Windows 11 disponibilizada no final de abril pode causar problema no modo de segurança do sistema operacional, fazendo a tela piscar ao acionar o recurso. O bug foi confirmado pela Microsoft nesta segunda-feira (2).

Oferecida opcionalmente aos usuários, a atualização cumulativa KB5012643 trouxe diversas melhorias e correções de vulnerabilidades. No entanto, também acabou introduzindo, acidentalmente, um bug na ferramenta de segurança utilizada para solucionar determinados problemas no software.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A falha foi detectada primeiro por pessoas que baixaram e instalaram o update. Elas relataram, no Twitter e em fóruns online, que a tela do computador piscava sem razão aparente, ao abrir o modo de segurança do Windows 11, impedindo a utilização do Explorador de Arquivos, da barra de tarefas e do menu Iniciar, entre outros recursos.

Uma atualização de emergência para corrigir o problema já foi lançada.Uma atualização de emergência para corrigir o problema já foi lançada.Fonte:  Unsplash 

Nas máquinas afetadas pelo problema, aparece a seguinte mensagem no log de eventos do sistema: “O shell parou inesperadamente e o explorer.exe foi reiniciado”. Depois de muitas reclamações, a desenvolvedora admitiu a existência do bug, mas não forneceu maiores detalhes a respeito da sua causa.

O que fazer?

Segundo a Microsoft, a falha no modo de segurança do Windows 11 só ocorre quando a funcionalidade é acionada na opção “Modo de segurança sem rede”, ou seja, com a internet desligada. Dessa forma, basta selecionar a alternativa "Modo de segurança com rede" caso precise utilizar a ferramenta, para evitá-la.

Além disso, a gigante de Redmond informou ter lançado uma atualização de emergência do lado do servidor para corrigir a falha até o lançamento da próxima compilação. Pode demorar até 24 horas para que a solução seja disponibilizada automaticamente para todos os dispositivos, talvez sendo necessário reiniciar o PC para a sua aplicação.

Usuários corporativos do sistema afetados pelo problema podem ter que instalar e configurar a Diretiva de Grupo especial, seguindo as orientações na página da Microsoft, para corrigir a falha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.