Android 13 ganha nova prévia com novidades de privacidade e mais

1 min de leitura
Imagem de: Android 13 ganha nova prévia com novidades de privacidade e mais
Imagem: Pixabay

Google liberou nesta quinta-feira (17) a segunda prévia do Android 13, com algumas das novidades programadas para estrear na próxima geração do sistema operacional. O pacote disponibilizado para os desenvolvedores adiciona, por exemplo, melhorias no sistema de notificações do celular.

Pensando em ajudar o usuário a se concentrar nos alertas importantes, a versão traz uma nova permissão de execução para notificações. Com a mudança, os apps vão precisar pedir autorização para enviá-las, permitindo gerenciar melhor quais delas você deseja receber.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mudanças relacionadas à privacidade dos dados do usuário também estão presentes no Android 13 Developer Preview 2, garantindo uma exportação de receptores registrados no contexto mais segura. Ainda neste quesito, uma nova API protege as informações armazenadas no celular se um determinado app exigir o downgrade de permissões.

Permissão de notificações do Android 13.Permissão de notificações do Android 13.Fonte:  Google/Divulgação 

Uma renderização de texto aprimorada é outro destaque da versão, trazendo melhor disposição das fontes para o japonês e os idiomas com scripts não latinos. Mudanças na conversão de texto para japonês e chinês, conhecidos pelo sistema de letras fonéticas, e a exibição otimizada em apps que exibem fontes personalizadas também estão presentes.

Áudio Bluetooth LE e MIDI 2.0

O áudio Bluetooth Low Energy (LE), que transmite áudio por meio do Bluetooth LE, consumindo menos energia, passa a ser suportado nativamente no Android 13 DP2. A funcionalidade já havia sido introduzida no Android 12 via API, mas agora exigirá que fabricantes de celulares e desenvolvedores adicionem a compatibilidade em seus produtos.

Com a novidade, é possível ter uma experiência sonora otimizada, recebendo áudio de alta fidelidade sem forçar demais a bateria do fone de ouvido sem fio. O padrão, que utiliza o codec LC3, também facilita o compartilhamento de áudio com vários fones ou caixas de som.

Quebra de texto aprimorada no idioma japonês.Quebra de texto aprimorada no idioma japonês.Fonte:  Google/Divulgação 

Outra adição feita na nova prévia do Android 13 foi o suporte à tecnologia MIDI 2.0, permitindo utilizar dispositivos MIDI de última geração conectando-os via porta USB. Maior resolução para controladores e baixa latência são algumas das vantagens, bem como a configuração automática.

A apresentação oficial do Android 13 deve acontecer no Google I/O 2022, evento programado para os dias 11 e 12 de maio em Mountain View, nos Estados Unidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.