Raspberry Pi OS foca em privacidade na nova atualização

1 min de leitura
Imagem de: Raspberry Pi OS foca em privacidade na nova atualização
Imagem: Shutterstock

Na última quinta-feira (7), os desenvolvedores responsáveis pelo Raspberry Pi OS anunciaram um discreto, mas importante, conjunto de mudanças. Atendendo preocupações de segurança reveladas nas últimas semanas, a atualização possui um foco especial para recursos e funcionalidades ligadas à proteção da privacidade do usuário final.

Mais especificamente, a atualização muda o nome padrão de usuário utilizado pelo Raspberry Pi OS. Assim, o sistema exigirá o uso de termos únicos para o nome de usuário e a senha durante o processo de configuração inicial — uma medida simples que deve evitar invasões com métodos de acesso "bruto". A mudança também é consoante à legislação de alguns países que proibiram o uso de credenciais-padrão para dispositivos com acesso à internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, embora não seja recomendado, vale ressaltar que o usuário ainda terá a opção de utilizar o termo "pi" como credencial para seu dispositivo, já que é um fator que pode influenciar na execução de certos scripts personalizados.

Nova tela de criação de usuário, no Raspberry Pi OS. (Fonte: Raspberry Pi / Reprodução)Nova tela de criação de usuário, no Raspberry Pi OS. (Fonte: Raspberry Pi / Reprodução)Fonte:  Raspberry Pi 

Além disso, a atualização também aprimora outros aspectos do processo de configuração inicial, que passa agora a suportar o uso nativo de periféricos Bluetooth. Anteriormente, alguns dispositivos Raspberry Pi mais novos até já possuíam o suporte para esses acessórios, no entanto, ainda era exigido o uso de equipamentos cabeados durante sua primeira inicialização.

Os usuários interessados podem conferir todas as mudanças da nova atualização de abril para o Raspberry Pi OS clicando neste link, que leva até a postagem oficial dos desenvolvedores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.