WhatsApp remove download automático de fotos em chats temporários

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp remove download automático de fotos em chats temporários
Imagem: Pexels

O WhatsApp resolveu fazer algumas mudanças na visibilidade de mídias de conversas temporárias, para evitar que os arquivos compartilhados neste tipo de chat sejam salvos automaticamente na memória do celular. A novidade será liberada para todos os usuários do mensageiro no Android e no iOS a partir desta sexta-feira (8), conforme o WABetaInfo.

Disponível há algum tempo, o envio de mensagens temporárias com fotos e vídeos no app permite que o destinatário salve tais mídias na galeria do smartphone, para visualização posterior, caso tenha o download automático ativado por padrão. Tal comportamento, no entanto, desagrada a muitos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na prática, a ferramenta de privacidade, que deveria permitir a visualização do conteúdo por um prazo definido, funciona de forma parcial, pois ainda oferece a chance de acessar os arquivos mesmo após a mensagem desaparecer. Mas isso vai mudar com esta nova atualização do mensageiro da Meta.

Após a atualização, o WhatsApp exibirá um alerta como este, informando sobre a mudança.Após a atualização, o WhatsApp exibirá um alerta como este, informando sobre a mudança.Fonte:  WABetaInfo/Reprodução 

Com base no feedback dos usuários, o WhatsApp vai desabilitar o salvamento automático de mídias das mensagens temporárias. Ao tentar realizar o download, você poderá receber uma notificação como a mostrada na imagem acima, indicando que a função não está mais disponível.

Mudou, mas nem tanto

Após a atualização do aplicativo, fotos, vídeos e GIFs de chats temporários não serão mais salvos automaticamente no rolo da câmera do iPhone nem na galeria de imagens do Android. A modificação objetiva tornar a ferramenta mais privativa, fazendo os arquivos sumirem após o prazo estipulado pelo remetente.

Porém, a publicação alerta que ainda será possível salvar os arquivos manualmente, alterando as configurações das conversas temporárias, exceto nos casos de fotos e vídeos com visualização única. Além disso, é importante destacar a possibilidade de registrar as mídias recebidas usando métodos externos.

O update que modifica a visibilidade de mídias no WhatsApp está sendo lançado para a base de usuários da versão estável do mensageiro, tanto no Android quanto no iOS. Como a atualização é distribuída de forma gradual, pode ser que nem todos tenham acesso ao recurso de imediato.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.