AMD diz que drivers de GPU estão fazendo overclock sem permissão

1 min de leitura
Imagem de: AMD diz que drivers de GPU estão fazendo overclock sem permissão
Imagem: Shutterstock

Se o overclocking da CPU é desejado por jogadores que buscam turbinar seu computador, pode ser um grande problema quando ele é feito sem conhecimento do usuário. E é o que está ocorrendo com drivers de GPU da AMD: a empresa confirmou ao site Tom’s Hardware que um bug está fazendo overclock automático, de forma espontânea, no BIOS das CPUs Ryzen, sem permissão.

Ou seja, como se tivessem vontade própria, os drivers da Radeon Adrenalin começam a acelerar o hardware do nada. "Estamos cientes de um problema no pacote de software da AMD que está ajustando certas configurações do processador AMD para alguns usuários. Estamos investigando o problema e compartilharemos mais informações assim que pudermos", diz a nota da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A coisa começou a esquentar, literalmente, há alguns dias, com diversos usuários divulgando nas redes sociais a ocorrência de overclocks repentinos, e não solicitados em suas CPUs. Rastreado, o problema apontava a causa nos drivers de placas gráficas da AMD. De fato, a equipe vermelha adicionou um suporte automático – um módulo Ryzen Master – aos drivers da GPU Radeon Adrenalin no ano passado, porém controlável pelos usuários.

Por que fazer overclock automaticamente é perigoso?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Quando se fala em overclock automático, é preciso ter em mente que uma coisa é o usuário ativar o Precision Boost Overdrive (PBO) da própria AMD que manipula as configurações do BIOS de forma controlada. Mas outra coisa completamente diferente, e perigosa, é um driver alterar sozinho o firmware do sistema para fazer overclock.

Overclocking é uma prática que envolve potenciais efeitos prejudiciais. Primeiramente, uma CPU Ryzen submetida ao procedimento não autorizado perde a garantia. Mas há outros problemas, como superaquecimento do processador, principalmente quando você não tem coolers adequados. Além disso, acelerar uma frequência em hertz pode expor o usuário a um risco de BSODs, a famosa tela azul do Windows, e perda de dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.