Software

iOS 15.5 traz suporte para apps com pagamentos fora da App Store

Recurso implementado aos poucos pela Apple após pressão regulatória começa a aparecer na prática em plataformas

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

07/04/2022, às 10:30

iOS 15.5 traz suporte para apps com pagamentos fora da App Store

Fonte:  9 to 5 Mac 

Imagem de iOS 15.5 traz suporte para apps com pagamentos fora da App Store no tecmundo

A atualização iOS 15.5, que ainda está em fase Beta de testes, traz uma novidade importante a respeito das políticas internas do sistema operacional da Apple.

Segundo o site 9 to 5 Mac, a versão inclui avisos de que certos aplicativos permitem pagamentos por meios externos e que não podem ser gerenciados dentro da App Store, que é a loja oficial da plataforma.

Os recados surgem como janelas de aviso ao você tentar desinstalar um aplicativo de assinatura, por exemplo, ou ao abrir um serviço pela primeira vez. A ideia é avisar o usuário de que ele pode ter pendências ou pagamentos em andamento — e que agora ele não necessariamente receberá mais notificações no iPhone a respeito deles.

Um exemplo da mensagem que pode ser encontrada por usuários no iOS 15.5.Um exemplo da mensagem que pode ser encontrada por usuários no iOS 15.5.

Como o recurso está em fase de desenvolvimento e o iOS 15.5 não tem data para ser liberado ao público, não é possível saber se ele vale para todos os apps ou uma lista limitada de ferramentas.

Na marra

A adição de links para pagamentos de assinaturas ou compras fora da App Store não estava nos planos da Maçã. Entretanto, a empresa começou a liberar outras formas de assinatura a partir do final de 2021. Em março deste ano, apps de streaming e leitura já podiam inserir avisos e endereços para que usuários utilizem métodos de cobrança fora da loja do iPhone, o que significa evitar a taxa de até 30% cobrada pela marca.

As alterações foram provocadas em especial pela pressão de órgãos regulatórios ao redor do mundo, como no caso de uma nova legislação na Coreia do Sul, e processos judiciais perdidos pela companhia ou em andamento, como no caso da Epic Games e de apps de namoro nos Países Baixos.

A atual versão do iOS é a 15.4.1, que traz várias correções e melhorias ao iPhone e foi liberada no início de abril.

Widget de produto do Hub de Ofertas

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.