Em 2014, o editor de vídeos online ClipChamp foi lançado oficialmente. Desde o princípio, o software prezava pela simplicidade e, por isso, não exigia nenhum tipo de instalação e sempre funcionou a partir do navegador de internet – embora hoje exista uma versão para instalação.
Com a sua popularidade aumentando cada vez mais, a Microsoft decidiu adquirir os direitos do ClipChamp. O programa agora passa a integrar o grupo de ferramentas da gigante da tecnologia e passará a ser oferecido como o editor de vídeos padrão do Windows 11 em um futuro não tão distante.
Nossos vídeos em destaque
Mas como funciona esse editor de vídeos? Para quem ele se destina, considerando as suas principais funcionalidades e recursos? E quais são os requisitos mínimos e recomendados para rodar o ClipChamp com qualidade em sua máquina – considerando tanto a versão web quanto a versão de instalação?
O que é o ClipChamp?
Esse editor online passará a ser o programa padrão e pré-instalado do Windows 11 para criação de vídeos.
Como já foi dito, o ClipChamp é um editor de vídeos muito semelhante a outros softwares profissionais da categoria, como o Vegas e o Premiere. A famosa timeline de edição é o que aproxima esse programa da Microsoft de outros produtos similares, além da disposição do preview logo acima e diversos recursos dispostos ao redor da tela.
O ClipChamp conta filtros e transições, além de uma vasta biblioteca de modelos para serem utilizados nas criações. Alguns desses recursos, entretanto, estão limitados às versões pagas do software – que custam a partir de US$ 9 mensais (R$ 42 por mês na cotação atual).
Entre as principais funcionalidades do ClipChamp, podemos destacar:
- Criação e edição de vídeos em até 1080p de graça;
- Gravação de tela ou a partir da webcam;
- Sobreposição de vídeos;
- Locução de áudio;
- Sobreposição de textos e vídeos;
- Conversão de texto em vídeo ou GIFs;
- Compartilhamento social;
- Distribuição em múltiplos canais;
- Recursos de colaboração online;
- Arrastar, soltar, girar e aparar arquivos de mídia;
- Exportação para diversos formatos e tamanhos.
Requisitos para rodar o ClipChamp
Embora possua uma versão que rode diretamente no navegador, o ClipChamp ainda possui alguns requisitos de sistema.
A versão clássica do ClipChamp foi projetada para rodar diretamente no navegador de internet. Para usar o programa dessa forma, o usuário precisará dispor do seguinte:
- Navegador Google Chrome (versão mais recente), Microsoft Edge (versão baseada no Chromium) ou outro browser que tenha o navegador da Google como base
- Computador ou notebook
- Conexão com a internet
- Ao menos 8 GB de memória RAM disponível
- Processador com arquitetura 64-bit
- Sistema operacional com arquitetura 64-bit
- Espaço em HD ou SDD suficiente para armazenamento dos arquivos de mídia
Os requisitos para os que desejam rodar o ClipChamp a partir do software de instalação do Windows são praticamente os mesmos, com a diferença de que o Windows 10 versão 19041.0 (ou posterior) é exigido. Além disso, as arquiteturas x86, ARM e ARM64 (além do x64) também são compatíveis de acordo com a página do programa.
Vale ressaltar que, mesmo que a sua máquina não atenda aos requisitos mínimos, o ClipChamp ainda pode ser executado nela. Porém, a página de suporte informa que alguns problemas podem ocorrer e uma performance melhor para edição e exportação podem ser esperados quando as especificações técnicas são atendidas.
Versão para celular
A versão mobile do ClipChamp está disponível apenas para iOS. De acordo com comunicado da empresa, o app para Android deve ser lançado em breve.
O aplicativo disponível para o ecossistema da Apple traz as mesmas características do programa para computadores, mas com algumas limitações pontuais. A principal delas é o recurso de biblioteca de mídias, que está apenas disponível na versão web ou de instalação.
Porém, o app ainda permite criar e editar vídeos, ajustar a duração e comprimento do arquivo, capturar conteúdo a partir das câmeras ou tela do smartphone, criar, editar e customizar legendas, adicionar textos e filtros, e também gerenciar a sua própria marca do celular.
Para quem é o ClipChamp?
A facilidade no uso faz com que o software seja indicado para quem não entende muito de edição.
Por se tratar de um editor bastante amigável, o ClipChamp tem como foco aqueles que querem fazer trabalhos mais básicos relacionados a criação de vídeos. Entretanto, o programa também oferece recursos avançados, ajudando a resolver até mesmo problemas complexas e permitindo edições avançadas através das funcionalidades oferecidas.
Embora a empresa argumente que o ClipChamp seja indicado para qualquer pessoa, é difícil imaginar que um profissional que utilize o Premiere ou o Vegas vá escolher substituir o seu programa de edição. Porém, o programa é bem fácil de usar e agora passará a ser ainda mais conhecido como o editor de vídeos padrão que vem instalado no Windows 11.
)
)
)
)
)
)
)