Teclado do Google receberá recurso para tablets e dobráveis

1 min de leitura
Imagem de: Teclado do Google receberá recurso para tablets e dobráveis
Imagem: Shutterstock

O Google tem dado pistas de seu interesse cada vez maiorem aparelhos com telas maiores e no seu novo sistema operacional, que incluirá uma versão para tablets e dobráveis, o Android 12L. Uma das novidades é a chegada do recurso “dividir a disposição das teclas” no Gboard, facilitando a digitação nesses modelos.

A funcionalidade é esperada desde a primeira vez que foi detectada em desenvolvimento, para o Android 6 Marshmallow. No entanto, o recurso nunca foi lançado e, durante muitos anos, a empresa ignorou essa necessidade, voltando à tona somente agora com o foco do Google nos dispositivos dobráveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade foi descoberta por Zachary Kew-Denniss, do Android Police, em uma versão beta do Gboard para o Galaxy Z Fold3. Na seção “Layout” no menu “Preferências” do teclado, uma nova função dizia “Dividir layout para incluir teclas duplicadas”, com descrição: “Quando o teclado está definido para dividir o layout, algumas teclas serão duplicadas em ambos os lados.” Confira na imagem, a seguir;

A nova função foi identificada numa versão beta recente do teclado (Fonte: Android Police/Reprodução)A nova função foi identificada numa versão beta recente do teclado (Fonte: Android Police/Reprodução)Fonte:  Android Police 

Segundo o site Android Police, mesmo com a opção ativada, a posição das teclas não foi dividida no dispositivo dobrável em questão. No entanto, os termos da nova alternância deixam claro que um layout dividido está chegando ao Gboard, onde as teclas duplicadas poderiam facilmente ser acessadas por qualquer um dos polegares.

Foi identificado também que o modo para uma mão desapareceu, podendo ser limitado para dispositivos menores quando o novo recurso for lançado. Outra observação importante foi sobre o teclado atual estar “parcialmente quebrado”, onde apresenta o novo design do Material You, porém num tamanho menor do que o esperado — o que é se se esperar em uma versão beta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.