Android 13: Google lança primeira versão de prévia; veja novidades

1 min de leitura
Imagem de: Android 13: Google lança primeira versão de prévia; veja novidades
Imagem: Google/Reprodução

O Google anunciou, nesta quinta-feira (10), o lançamento do primeiro preview para desenvolvedores do Android 13. De acordo com a empresa, o sistema operacional foca basicamente em três pilares: segurança, privacidade e produtividade.

Dentre as novidades do Preview 1 está o NEARBY_WIFI_DEVICES, um novo protocolo para softwares que gerenciam conexões próximas de internet. A partir do sistema, será possível que APIs de Wi-Fi não peçam a permissão de localização do dispositivo e se conectem automaticamente à redes próximas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Outra ferramenta é o API do Photo Picker, que permite ao usuário escolher quais arquivos de mídia os aplicativos poderão ter acesso. Com a funcionalidade, é possível selecionar um a um quais fotos e vídeos ficarão acessíveis para os apps.

Android 13

No quesito de identidade visual, o Android 13 terá ícones temáticos. Baseado no design Material You, do Google, a configuração deixa os apps com um modelo mais dinâmico de cores, tornando possível estender a coloração do papel de parede para o SO.

Confira, abaixo, outras ferramentas que estão presentes no Preview 1 do Android 13 para desenvolvedores:

  • Mais ferramentas de desenvolvimento: o novo SO ajuda os devs com novas ferramentas de desenvolvimento com linguagens como o Kotlin e APIs opinativas como Jetpack;
  • Línguas para apps: apps em que é possível utilizar em outros idiomas fora o da configuração do sistema terão uma API que ajuda a definir a língua preferida do usuário;
  • Nova otimização para dispositivos: o Android 13 terá uma nova otimização para tablets, dobráveis e Chromebooks, para que seja mais fácil desenvolver produtos para telas maiores;
  • Compatibilidade dos apps: o Google anunciou que facilitou os testes e depurações dos apps, permitindo que seja possível habilitar e desabilitar alterações específicas em um menu.

Lançamento do Android 13

Por enquanto, a versão para desenvolvedor do Android 13 está disponível somente para a linha Pixel: Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL e Pixel 4. Para quem não tem um modelo do tipo, também é possível utilizar as imagens do sistema de 64 bits com o Android Emulator no Android Studio.

De acordo com o roadmap do Google, o SO deve ter previews para devs até março. Entre abril e março, o sistema deve ter lançamentos de versões beta, até meados de agosto, quando deve ser lançada a versão final.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.