Windows 10 testa novidades de pesquisas para a barra de tarefas

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 testa novidades de pesquisas para a barra de tarefas
Imagem: Divulgação/ Microsoft

Nesta segunda-feira (14), a Microsoft anunciou o lançamento da atualização 19044.1618 (KB5011543) para o Windows 10 no canal de testes Release Preview. A iniciativa traz a nova função Search Highlights — Destaques de Pesquisas em tradução livre —, que já havia sido anunciada para o Windows 11 na semana passada.

A novidade consiste em uma adição à janela tradicional de pesquisas realizadas na barra de tarefas. Além de mostrar o resultado padrão, temas "relevantes" serão sugeridos ao usuário, como o significado do dia, futuros aniversários e assuntos educativos. Caso o cliente queira informações adicionais, será possível conferir mais detalhes clicando ou passando o mouse por cima do conteúdo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dentro do novo menu, no canto esquerdo, uma lista longa de aplicativos usados recentemente será exposta. Por fim, se uma conta de trabalho ou escola for utilizada, o Search Highlights exibirá informações focadas em produtividade, como listas de contatos, arquivos recorrentes, entre outras.

Exemplo da nova janela de pesquisas com informações sobre colegas de trabalho e projetos pendentesExemplo da nova janela de pesquisas com informações sobre colegas de trabalho e projetos pendentesFonte:  Divulgação/ Microsoft 

Por não ser uma modificação essencial, será possível desabilitar a experiência. A Microsoft informou que o Search Highlights será liberado aos poucos com foco inicial em grupos específicos como máquinas ligadas ao Azure Active Directory; a disponibilidade será ampliada aos demais usuários "nos próximos meses".

Segundo o portal XDA Developers, a atualização no canal Release Preview é oferecida apenas para equipamentos não compatíveis com o Windows 11, já que, caso o usuário entre no programa de testes com uma máquina que atende aos requisitos mínimos do novo SO, o computador realizará o "upgrade" automaticamente.

Mais novidades

Além da tradicional e esperada resolução de erros, a atualização 19044.1618 oferece a opção de mudar as cores dos botões de notificações de aplicativos para facilitar a identificação de questões críticas ou sucessos em programas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.