Windows 11: update vai solucionar engasgos em chips AMD Ryzen

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: update vai solucionar engasgos em chips AMD Ryzen
Imagem: AMD

A AMD confirmou ter identificado a origem dos problemas de stuttering de processadores Ryzen operando Windows 10 e Windows 11. Os congelamentos de sistema acontecem em CPUs com socket AM4 por conta do sistema fTPM (módulo de plataforma confiável via firmware). A atualização de firmware já foi enviada às fabricantes de placas-mãe e devem começar a ser distribuídas a partir de maio.

Até lá, a recomendação da AMD é utilizar um módulo de autenticação dedicado. Como esses módulos físicos utilizam conector da placa-mãe, isso não é uma alternativa para donos de notebooks com processadores Ryzen.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualizações de BIOS para resolver o problema em placas AM4 começam a chegar em maioAtualizações de BIOS para resolver o problema em placas AM4 começam a chegar em maioFonte:  AMD 


Causa do problema

A função utiliza uma chave segura fixa e criptografada e aumenta a segurança do sistema. Enquanto as dTPM dedicadas armazenam essa chave no próprio módulo, o firmware dos chipsets AM4 utiliza a memória flash da própria BIOS. O que causa os travamentos aleatórios, que podem durar até dois segundos, é um problema de latência na comunicação do Windows com essa memória.


No caso dos usuários de notebooks Ryzen, apesar de não ser ideal, a única saída até que as atualizações de firmware sejam liberadas é desativar a autenticação na BIOS. Entretanto, essa medida precisa ser aliada a outras mudanças de configuração, e uma instalação limpa com uma imagem personalizada no caso do Windows 11.

TPM pode ser desabilitado na BIOS, mas processo cria conflito com o Windows Secure BootTPM pode ser desabilitado na BIOS, mas processo cria conflito com o Windows Secure BootFonte:  Brown University 


Ao desabilitar o módulo de segurança, o usuário deve desativar também o Secure Boot do Windows e o Bitlocker, que garante encriptação dos dados do disco e sistema. Caso contrário, será necessário entrar com a chave do Bitlocker a cada inicialização. Considerando que bug não é recente e que a solução chega nos próximos meses, o mais prudente mesmo é aguardar e realizar o update da BIOS assim que ele estiver disponível.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.