Chrome 100 beta traz novo ícone e marca o fim do Modo Lite

2 min de leitura
Imagem de: Chrome 100 beta traz novo ícone e marca o fim do Modo Lite
Imagem: Shutterstock

Lançada na última sexta-feira (4), a versão beta do Google Chrome chegou à 100ª edição, trazendo muitas novidades que serão testadas antes da disponibilidade para o público em geral. Um dos destaques é o novo ícone redesenhado.

Modificado pela última vez em 2014, o ícone do Chrome passou por uma modificação sutil, ganhando cores mais saturadas e eliminando as sombras. Considerada uma evolução completa do logo original em 3D, ele agora está plano e tem a cor azul ainda mais forte na área central.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A companhia de Mountain View também adicionou uma nova caixa de diálogo que protege contra o fechamento acidental de várias abas. Se você tiver mais de uma guia aberta e tentar fechá-las, um alerta de confirmação surgirá na tela.

Evolução do ícone do Chrome.Evolução do ícone do Chrome.Fonte:  Android Police/Reprodução 

Porém, a novidade não vem ativada por padrão no Chrome 100 beta. Para contar com a notificação antes de fechar todas as guias de uma só vez, é necessário habilitá-la utilizando o sinalizador chrome://flags/#close-all-tabs-modal-dialog ativado.

Fim da string do agente do usuário e do Modo Lite

A centésima versão do Chrome beta marca o fim do suporte a uma string de agente de usuário não reduzida por padrão. Componente central do navegador há anos, ela permite que os sites alterem seu comportamento baseados na versão do browser, na arquitetura da CPU e em outras informações.

Para substituí-la a partir do dia 19 de abril, a gigante das buscas sugere aos desenvolvedores a utilização da API User Agent Client Hints, mais recente e segura. Ela também diminui as chances de problemas relacionados a identificação do navegador pelos sites, após o Chrome passar da 100ª versão.

O Modo Lite do Chrome será desativado.O Modo Lite do Chrome será desativado.Fonte:  André Dias - TecMundo/Reprodução 

O que também chega ao fim é o modo de economia de dados do Chrome, afetando a versão móvel do programa. Segundo a big tech, os servidores que fazem a compactação do tráfego e reduzem o consumo da franquia de internet serão desligados este mês.

A companhia disse que os planos de internet móvel estão cada vez mais baratos. Além disso, vários sites e aplicativos de terceiros disponibilizam opções nativas de economia de dados, tornando a função desnecessária no Chrome.

Outras novidades

Uma nova interface para gerenciar downloads também está presente na edição centenária do navegador mais popular do mundo. Em vez de aparecer na parte inferior da janela, os detalhes referentes à transferência de arquivos serão exibidos ao lado da barra de navegação, indicando o progresso do download.

O retorno da função de silenciar guia com um toque no ícone do alto-falante e melhorias no suporte à exibição de várias telas em apps da web são outras novidades do Google Chrome 100 beta, que está disponível para testadores na página do programa. A versão estável deve ser lançada no final de março.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.