Android 13 terá função de lanterna existente em celulares Samsung

1 min de leitura
Imagem de: Android 13 terá função de lanterna existente em celulares Samsung
Imagem: Shutterstock

Um recurso disponível de forma nativa em celulares da Samsung e da Apple, o controle da intensidade do brilho da lanterna está programado para fazer parte das “novidades” do Android 13. Os controles de brilho da lanterna Quick Tap fazem parte da prévia do desenvolvedor, ao lado de outras funcionalidades como uma área de transferência de limpeza automática e um upgrade nos protetores de tela.

De acordo com Mishaal Rahman, especialista em implantação de dispositivos Android da Esper, a nova versão do sistema operacional do Google introduz duas novas APIs – a getTorchStrengthLevel e a turnOnTorchWithStrengthLevel – que, na prática, permitem regular a intensidade do brilho da lanterna de smartphones. A primeira interface avalia o nível de brilho do flash LED, enquanto a segunda permite configurá-lo para uma maior intensidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pode ser que apenas o Pixel suporte os recursos de lanterna lançados pelo Android 13. (Fonte: Google/Divulgação.)Pode ser que apenas o Pixel suporte os recursos de lanterna lançados pelo Android 13. (Fonte: Google/Divulgação.)Fonte:  Google 

Como o controle de brilho da lanterna vai funcionar?

Embora, a princípio, as duas novas APIs possam se afigurar bem superiores à atual setTorchMode, que permite apenas ligar e desligar a lanterna, o blog da Esper “joga um balde de água fria” na expectativa dos usuários, ao afirmar que nem todos os smartphones serão capazes de suportar os novos recursos.

Isso pode acontecer porque existem limitações da camada de abstração de hardware da câmera (HAL na sigla em inglês), o que poderá restringir a funcionalidade apenas aos celulares Pixel do Google. Segundo Rahman, as versões mais antigas do dispositivo de câmera HAL não contemplavam o controle de brilho nas características da lanterna.

Embora o Google Requirements Freeze não esteja recomendando nenhum tipo de atualização HAL para que as fabricantes de celulares atualizem seus dispositivos para o Android 13, uma inclusão detectada no Android Developer Preview destaca que o Pixel 6 Pro suportará bem as duas APIs. Resta agora esperar para ver se mais dispositivos também suportarão a novidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.